...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Enxurradas ou Inundações Bruscas CODAR: NE.HEX/ CODAR: 12.302



2 – Enxurradas ou Inundações Bruscas

CODAR: NE.HEX/ CODAR: 12.302


Caracterização

As enxurradas são provocadas por chuvas intensas e concentradas, em regiões de relevo acidentado, caracterizando-se por produzirem súbitas e violentas elevações dos caudais, os quais escoam-se de forma rápida e intensa. Nessas condições, ocorre um desequilíbrio entre o continente (leito do rio) e o conteúdo (volume caudal), provocando transbordamento.

A inclinação do terreno, ao favorecer o escoamento, contribui para intensificar a torrente e causar danos.

Esse fenômeno costuma surpreender por sua violência e menor previsibilidade, exigindo uma monitorizarão complexa.


Ocorrência

As enxurradas são típicas de regiões acidentadas e normalmente ocorrem em bacias ou sub-bacias de médio e de pequeno portes. Normalmente, relacionam-se com chuvas intensas e concentradas, sendo o fenômeno circunscrito a uma pequena área.


Principais Efeitos Adversos

De um modo geral, as enxurradas provocam danos materiais e humanos mais intensos do que as inundações graduais.


Monitorização, Alerta e Alarme

Os serviços meteorológicos têm condições de acompanhar a evolução diária do tempo e informar, com antecipação de horas, sobre a provável ocorrência de chuvas concentradas.

Radares meteorológicos permitem previsões sobre a magnitude das precipitações futuras, através do estudo das nuvens causadoras de chuvas.


Medidas Preventivas

O conjunto de medidas relacionadas no Título III deste Capítulo - pág. 36- aplica-se às enxurradas.

As inundações bruscas, por ocorrerem em pequenas e médias bacias, exigem minuciosos estudos, planejamento integrado e intensa participação da comunidade no planejamento integrado e na execução de medidas de previsão, prevenção e controle.

O manejo integrado de microbacias contribui para reduzir as vulnerabilidades e minimizar os danos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário