...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - Corrida de Massa


2 - Corrida de Massa

CODAR: NI.GCM/ CODAR: 13.302


Caracterização

Movimentos gravitacionais de massa gerados a partir de um grande aporte de material de drenagem, sobre terrenos pouco consolidados. Esse material, misturado com grandes volumes de água infiltrada, forma uma massa semifluida, com comportamento geotécnico semelhante ao de um liquido viscoso (solifluxão).

Esses movimentos têm grande capacidade de transporte, grande raio de ação e alto poder destrutivo, escorrendo inclusive através de áreas planas.

Embora mais lentos que os escorregamentos, desenvolvem-se de forma inexorável, atingindo grandes áreas e provocando danos extremamente intensos.


Ocorrência

As corridas de massa felizmente ocorrem com muito menor freqüência que os demais movimentos gravitacionais de massa. Normalmente, o fenômeno é precedido por precipitações pluviométricas intensas e sustentadas, atingindo índices excepcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário