...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - TÍTULO II – DESASTRES NATURAIS RELACIONADOS COM A VULCANALOGIA


TÍTULO II – DESASTRES NATURAIS RELACIONADOS COM A VULCANALOGIA

CODAR: NI.V/ CODAR: 13.2


Introdução

Denomina-se vulcanismo ao conjunto de processos naturais, responsáveis pela efusão do material magmático do SIMA ou manto, para a superfície da Terra.

O vulcanismo é a manifestação, na superfície da Terra, de importantes e complexos fenômenos que se desenvolvem na intimidade da crosta terrestre e nas camadas mais superficializados do manto.

O vulcanismo está estreitamente ligado aos grandes movimentos tectônicos e ocorre em áreas instáveis, onde as forças de deformação provocam fraturas e superficialização de câmaras magmáticas.

É perceptível que, com o passar dos períodos geológicos, o vulcanismo na Terra está cada vez menos intenso, Inicialmente, predominava o vulcanismo de áreas; a seguir, o linear ou de fissuras e, nos tempos atuais, predomina o vulcanismo pontual (centralizado) ou de crateras.


Na crise do Cretáceo, a concentração de linhas de fissuras caracterizou o vulcanismo de áreas, provocando:

- os extensos derrames basálticos da bacia do Paraná, que se estenderam por uma superfície de aproximadamente 1,2 milhões de quilômetros quadrados, submergindo o antigo deserto Siluriano, cujos testemunhos são os arenitos que afloram nas regiões de Botucatu e Alegrete, em sucessivas efusões de magma que, em alguns casos, atingiram pacotes de até 1.000 m de espessura.

Esses derrames são os responsáveis pelo solo vermelho (terra roxa), extremamente férteis, da região;

- os derrames basálticos do planalto do Decã, na Índia, com 600.000 km2 de superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário