26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Medidas Preventivas - Nível de Prioridade - O nível de prioridade das medidas de proteção, preservação e regeneração dos biótopos florestais


8. Medidas Preventivas

a) Nível de Prioridade

O nível de prioridade das medidas de proteção, preservação e regeneração dos biótopos florestais deve ser:

-  diretamente proporcional, aos riscos de degradação, desertificação e despovoamento;

-  inversamente proporcional ao potencial de regeneração dos ecossistemas agredidos.



Nestas condições, o nível de prioridade das atividades de proteção, preservação e regeneração dos ecossistemas brasileiros pode ser o seguinte:


Prioridade 1

Proteção, preservação e recuperação das estepes da Região Norte, da caatinga, dos manguezais e do pantanal matogrossense, considerando o baixo potencial de regeneração destes biótopos e a imensa importância dos mesmos para a manutenção da biodiversidade.


Prioridade 2

Proteção, preservação e recuperação dos capões de mato, das florestas de galerias ou matas ciliares, das matas de veredas do Brasil Central e das matas localizadas em linhas de cumeadas e nas encostas íngremes.

Além da proteção e regeneração do que restou da Mata Atlântica, da Floresta de Araucárias e da Floresta Subtropical dos aparados da serra gaúcha e das barrancas dos afluentes do rio Uruguai.


Prioridade 3

Proteção, preservação e manejo adequado da Floresta Equatorial Amazônica, da Floresta Tropical Semidecídua, das áreas de Cerrado Adensado, das Matas de Cocais e das Áreas Verdes Urbanas.


Prioridade 4

Proteção, preservação e manejo adequado das formações campestres e de outros complexos ecológicos existentes no pais.

O incremento de técnicas de manejo florestal permite o gradual adensamento de essências florestais com maior potencial de aproveitamento econômico.

É absolutamente indispensável que técnicas ancestrais de agricultura itinerante ou de coivara e de queimadas sejam definitivamente excluídas como métodos de manejo agropecuário no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário