...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Carnes, Pescados, Ovos e Leguminosas - Principais Alimentos do Grupo 5


5. Carnes, Pescados, Ovos e Leguminosas


a) Características

As carnes, pescados, ovos, leveduras e leguminosas são alimentos ricos em proteínas de alta qualidade, hidratos de carbono, vitaminas do complexo B e sais minerais de cálcio, fósforo e ferro. Estes alimentos são indispensáveis e insubstituíveis na alimentação básica do ser humano.


b) Comentários

É equívoco rotular qualquer um destes alimentos como prejudiciais à saúde, com o falso argumento de que os mesmos “apodrecem no interior do organismo”.

O tubo digestivo inicia-se na boca e se estende até o ânus, totalmente revestido por uma mucosa contínua. Em conseqüência, qualquer alimento que se encontre na luz do tubo digestivo, realmente está externo ao organismo.

Os processos fermentativos e putrefativos dependem muito mais da composição da flora intestinal que do substrato alimentar.

As proteínas são absorvidas sob a forma de aminoácidos e as proteínas humanas são forjadas no interior do organismo, mediante processos anabólicos altamente específicos.

Os mamíferos herbívoros apresentam aparelhos digestivos anatomicamente diferentes dos aparelhos humanos e, na realidade, as ervas favorecem o crescimento da flora intestinal, que se constitui no substrato alimentar destes animais.


c) Principais Alimentos do Grupo 5

Os principais alimentos deste grupo são:

-  carnes, preferencialmente, magras de bovinos, aves, suínos, caprinos, ovinos e bubalinos;

-  carnes de pescados;

-  carnes de coelhos, de rãs e de outros animais, inclusive silvestres, as quais estão se tornando cada vez mais importantes no mercado;

-  vísceras destes animais, com especial destaque para o fígado, sangue, língua, estômago e tripas, coração, moela, mocotó, rins e miolos;

-  ovos, em espécie, ou na composição de numerosos alimentos;

-  carnes de répteis, como o teju, a tartaruga, o tracajá e o jacaré;

-  leguminosas, como o feijão, favas, amendoim, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha e o grão de algaroba, todos de grande importância na alimentação humana;

-  leveduras dessecadas e purificadas, com destaque para as empregadas na fermentação do álcool, do vinho e da cerveja. 

Considerando o potencial destas indústrias e, em especial, da indústria alcooleira, o Brasil poderia se transformar no maior produtor mundial deste precioso alimento, caso se estabelecesse o critério de sangrar 10% do levedo, ao término de cada tachada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário