...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Enchentes ou Inundações Graduais CODAR: NE.HIG/ CODAR: 12.301


1 – Enchentes ou Inundações Graduais

CODAR: NE.HIG/ CODAR: 12.301


Caracterização

O Centro de Pesquisas Agropecuárias do Trópico Semi-Árido - CPATSA, órgão da EMBRAPA, situado em Petrolina-PE, adaptou as bacias de captação de Miguel Agra às condições edafo-climáticas do semi-árido. As bacias foram alongadas e estreitadas, sob a forma de canais, cobertos com troncos de palmeira, palhada e terra, com o objetivo de reduzir as perdas hídricas por evaporação.

Nas enchentes, as águas elevam-se de forma paulatina e previsível; mantêm-se em situação de cheia durante algum tempo e, a seguir, escoam-se gradualmente.

Normalmente, as inundações graduais são cíclicas e nitidamente sazonais. Exemplo típico de periodicidade ocorre nas inundações anuais da bacia do rio Amazonas. Ao longo de quase uma centena de anos de observação e registro, caracterizou-se que, na cidade de Manaus, na imensa maioria dos anos, o pico das cheias ocorre em meados de junho.

As inundações graduais são intensificadas por variáveis climatológicas de médio e longo prazos e pouco influenciáveis por variações diárias do tempo. Relacionam-se muito mais com períodos demorados de chuvas contínuas do que com chuvas intensas e concentradas. O fenômeno caracteriza-se por sua abrangência e grande extensão.


Ocorrência

As inundações graduais são características das grandes bacias hidrográficas e dos rios de planície, como o Amazonas, o Nilo e o Mississipi-Missouri. O fenômeno evolui de forma facilmente previsível e a onda de cheia desenvolve-se de montante para jusante, guardando intervalos regulares.


Monitorizarão, Alerta e Alarme

A implementação de um maior número de estações monitoras automáticas, interligadas por satélites aos centros de computação de dados de Brasília, está permitindo que o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE - aperfeiçoe modelos matemáticos de previsão, altamente precisos.

A previsão da evolução temporal do fenômeno e da magnitude do mesmo, nas diferentes regiões da bacia Amazônica, permitirá incorporar mais de 80 milhões de hectares de várzeas dessa região ao processo produtivo, com um mínimo de custos.


De um modo geral, a previsibilidade das cheias periódicas e graduais facilita a convivência harmoniosa com o fenômeno, de tal forma que possíveis danos ocorrem apenas:

- nas inundações excepcionais;

- em função de vulnerabilidades culturais, características de mentalidades imediatistas e sem o mínimo de previsibilidade.

O mapeamento das cotas máximas das cheias, nos anos de inundações excepcionais, facilita o zoneamento urbano e periurbano e a definição de áreas de riscos intensificados. Através do zoneamento, o poder municipal poderá caracterizar, com extrema facilidade, as áreas non aedificandi e aedificandi com restrições.


Medidas Preventivas

A monitorização anual do fenômeno e o aperfeiçoamento de modelos matemáticos, ao permitirem uma previsão cada vez mais precisa, contribuirão para a redução de possíveis danos e prejuízos.

O mapeamento das inundações e o zoneamento urbano e periurbano conseqüentes permitirão uma maior harmonização do homem com a natureza.

A seleção de culturas e de cultivares, com ciclos de produção compatíveis com os períodos de estiagens, e de culturas e pastagens resistentes ao alagamento facilita a incorporação ao processo econômico de milhões de hectares de várzeas, fertilizadas e humificadas anualmente pela natureza.

A seleção de espécies e de raças resistentes às chuvas intensas e ao alagamento das pastagens contribuirá para aperfeiçoar a exploração pecuária.

Dentre as espécies, destacam-se os búfalos e, das raças brasileiras, o Indobrasil, que, por possuir um grande numero de glândulas sebáceas, tem melhores condições de prosperar na região.

Na península de Malabar, na Índia, um dos lugares de maior índice de precipitação do mundo, houve uma seleção natural de gado, produzindo a raça Dangi. 

Essa raça, de tamanho médio, corpo compacto, barbela pouco desenvolvida, cabeça pequena, chifres grossos e curtos, orelhas pendentes e pelagem chitada, com tons vermelhos, brancos e negros, caracteriza-se pelo número aumentado de glândulas sebáceas e pela produção de uma secreção untuosa, que contribui para protegê-la de chuvas intensas.

Esse gado, bastante semelhante ao Gir, pode ser importado da Índia, para cruzá-lo com o gado da região Amazônica e verificar a possibilidade de transferir suas características aos seus mestiços.
Medidas estruturais, como construções de cais, aterros e canais de drenagem, só se justificam em áreas restritas das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário