...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Aludes ou Avalanches de Neve CODAR: NE.TAN/ CODAR: 12.204


4 - Aludes ou Avalanches de Neve

CODAR: NE.TAN/ CODAR: 12.204


Caracterização

São massas de neve e/ou gelo que deslizam de forma rápida e violenta pelas encostas de altas montanhas, arrastando fragmentos de rochas, árvores e até habitações.

As avalanches ou aludes caracterizam-se por movimentos extremamente rápidos e violentos, com limites laterais e profundos muito bem definidos.


Causas

As avalanches ocorrem em função da ruptura do equilíbrio inercial, provocada pela interação dos seguintes fatores:

- redução do grau de coesão das camadas de neve, o qual depende da granulometria das camadas e varia em proporção inversa da temperatura. A elevação gradual da temperatura, ao término do inverno e início da primavera, torna a massa mais friável e facilita os deslizamentos;

- declividade da encosta - o grau de declividade da encosta define o ângulo de repouso em função do peso das camadas, da granulometria e do grau de coesão;

- peso das camadas de neve - a deposição de neve varia em proporção inversa aos índices de umidade relativa do ar, os quais dependem da evaporação e decrescem com a queda da temperatura nas áreas continentais, aumentando quando da penetração de frentes frias, formadas nas superfícies dos mares;

- grau de coesão e atrito - como a densidade da água é maior que a da neve e a do gelo, uma massa de neve ou de gelo, ao se liquefazer, passa a ocupar um volume menor que o primitivo, facilitando o surgimento de planos de clivagem e lubrificando as superfícies de deslizamento.

Nas condições descritas, qualquer vibração pode desencadear a avalanche. As vibrações podem ser provocadas por estampidos, passagem de trens ou de outros veículos ou, ainda, por qualquer outra causa circunstancial de vibrações.


Ocorrência

As avalanches ocorrem nas áreas mais elevadas de regiões montanhosas, que acumulam neve e/ou gelo nas estações invernosas. São muito freqüentes nos Alpes, Andes, Himalaia, Montanhas Rochosas e em outras regiões de altas montanhas, onde a temperatura mantém-se abaixo de 00C, durante o inverno.

O fenômeno não ocorre no Brasil.

Normalmente, as avalanches intensificam-se no final do inverno e início da primavera.


Principais Efeitos Adversos

Em comparação com outros desastres, as avalanches causam prejuízos moderados. A média anual de mortes, provocadas por avalanches, costuma ser inferior a 200.

Os danos materiais, nos países mais desenvolvidos que convivem com o fenômeno, normalmente são moderados.

Durante a Primeira Guerra Mundial, na frente italiana, as avalanches provocaram maior número de mortos que as ações do inimigo.


Monitorização, Alerta e Alarme

Nas regiões onde esses fenômenos são prevalentes, os serviços meteorológicos e a Defesa Civil têm condições de informar, com razoável antecipação, sobre variáveis meteorológicas que aumentem os riscos de avalanches.

Os habitantes locais têm condições de prenunciar o fenômeno, através da observação de mudanças comportamentais de animais silvestres.


Medidas Preventivas

1 - Medidas Não-Estruturais

O mapeamento das áreas de risco intenso permite o zoneamento e a definição de áreas non aedificandi . Nas áreas aedificandi com restrições, as construções devem ser situadas em locais protegidos e devem ser muito sólidas.


2 - Medidas Estruturais

As principais medidas estruturais são:

- reflorestamento das encostas, com árvores de raízes pivotantes muito profundas;

- construção de obstáculos em forma de “V” invertido, para desviar o curso de avalanches;

- construção de plataformas de deslizamento e de muros de contenção, para proteger rodovias e ferrovias.

As medidas estruturais só são eficazes frente a aludes pouco intensos.



3 - Medidas Emergenciais


Dentre as medidas emergenciais mais utilizadas, compete ressaltar:

- a antecipação do fenômeno, provocando vibrações, quando as camadas de neve ainda são pouco volumosas, contribuindo para reduzir a magnitude do fenômeno;
- a formação de equipes de busca e salvamento, altamente capacitadas, para reduzir os riscos de perdas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário