...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Diretrizes Relativas às Reservas Hídricas


Diretrizes Relativas às Reservas Hídricas

O Plano Diretor de Brasília deve considerar a água como um bem crítico, em função das condições climáticas, geomorfológicas e geológicas, definindo as seguintes diretrizes gerais, relativas às reservas hídricas:

- os potenciais local e regional das reservas hídricas de superfície e subsuperfície devem ser considerados como os principais fatores de limitação do crescimento demográfico e do desenvolvimento econômico sustentado, industrial e/ou agropecuário;

- as reservas hídricas locais e regionais deverão ser protegidas e o lençol freático, incrementado, através de projetos prioritários de manejo integrado das microbacias;

- o armazenamento de recursos hídricos deve ser implementado e o potencial -hídrico, armazenado, utilizado racionalmente;

- as fontes de água, os rios e os lagos formados pelo represamento devem ser muito bem protegidos de contaminações por rejeitos de mineração, efluentes industriais, agrotóxicos, resíduos animais e da atividade humana (lixo, dejetos e águas servidas).


Diretrizes Relativas à Cobertura Vegetal

Incrementar a cobertura vegetal das áreas urbanas, periurbanas e rurais, através do plantio adensado de espécies arbóreas perenes, especialmente de arbustos e árvores perenifólias, dotados de grandes raízes pivotantes, capazes de atingir o lençol freático, mesmo em períodos de estiagem.

Implementar áreas verdes e o plantio adensado de vegetação arbustiva e arbórea, contribuindo para reduzir a refletância das radiações selares ou do grau de albedo e para amenizar o microclima local.

Florestar ou reflorestar os divisores de água, as encostas íngremes, as nascentes e as matas ciliares, contribuindo para amenizar o microclima local, intensificar a alimentação do lençol freático e reduzir os fenômenos erosivos.

Diretrizes Relativas à Urbanização, à Edificação e ao Apoio Comunitário No período de redução dos níveis de umidade e de intensificação de estiagens (meados de junho a meados de setembro), o Sol nasce a leste-Nordeste e se põe a Oeste-Sudeste, donde se conclui que as fachadas devem se orientar, preferencialmente, no sentido Sul –Sudeste/Norte-Nordeste.

As comunidades locais devem ser incentivadas a criarem ambientes de recreação densamente arborizados e dotados de piscinas comunitárias.


As casas devem ser construídas com:

- pé-direito alto, para aumentar a ventilação e a cubagem de ar;

- portas e janelas localizadas de modo a facilitar a ventilação cruzada;

- abertura entre as águas dos telhados, com aproximadamente 1,20 m, protegida por lanternim com mais de 0,15 m de altura, para facilitar a circulação do ar aquecido e a perda de calor ambiental;

- telhados construídos com telhas de argila e pintados com cores claras, para aumentar a reflexão das radiações solares;

- terraços nas fachadas voltadas para o nascente e o poente, com a finalidade de reduzir a insolação direta das paredes laterais e refrescar as habitações;

- pátios internos ou jardins de inverno densamente vegetados e, sempre que possível, com pequeno espelho d’água dotado de esguicho, buscando desenvolver um microclima ameno, em comunicação com os ambientes mais nobres da residência. As residências árabes são construídas com pátios internos, há muitas centenas de anos.


Os edifícios devem ser planejados e construídos, buscando aproveitar, ao máximo, o efeito Venturi, para aumentar a circulação natural do ar. Para tanto, devem ser construídos amplos poços internos de ventilação, em comunicação com o exterior do edifício, através de um andar de pilotis interposto entre a área de serviços gerais, garagens e circulação horizontal e as áreas nobres da construção.

Os poços de ventilação são recobertos por telhados transparentes, dotados de filtros solares, facilitando a iluminação natural. Esses telhados devem possuir aberturas protegidas por lanternim, facilitando a eliminação do ar aquecido e a perda de calor ambiental.

Nessas condições, o ar que penetra no ambiente interno do edifício, através do andar de pilotis, ascende pelos amplos espaços de ventilação e é eliminado através das aberturas do telhado, estabelecendo uma circulação interna natural, provocada pelo efeito Venturi.

As áreas nobres das edificações devem ser construídas voltadas para os espaços verticais de ventilação, de forma a se beneficiarem do efeito chaminé.

A construção de altos edifícios, em forma de lâminas, com extensas fachadas de vidro, embora de inegável efeito estético, é pouco racional em regiões de duma tropical, com médias térmicas anuais elevadas.


Medidas Não-Estruturais

- reduzir atividades físicas, ao ar livre, nos horários de maior calor e insolação;

- suspender as atividades físicas ao ar livre, quando os níveis de umidade atingirem 15%;

- ingerir líquidos (água, sucos) e alimentos leves (frutas, verduras);

- vestir roupas leves;

- colocar toalhas molhadas e bacias d’água no quarto, principalmente para crianças-e idosos;

- evitar o uso excessivo de ar-condicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário