...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Estudo da Classe das Aves -


2) Estudo da Classe das Aves

A fauna brasileira é, sem nenhuma dúvida, a mais rica em aves de todo o mundo. Este imenso patrimônio ecológico precisa ser preservado e enriquecido, a qualquer custo.


Colimbídeos da Família Podicipedidae

Esta família é representada pelo mergulhão-pequeno (Pohiocephalus dominicus speciosa), que ocorre ao longo do litoral atlântico da América Meridional, da Colômbia à Patagônia e o mergulhão (Colymbus chilensis) e são endêmicos da província Guarani.


Pelicaniformes

Estas aves aquáticas da família Pelecanidae caracterizam-se por apresentarem o bico largo, o corpo forte, o pescoço longo e dotado de uma bolsa membranácea. No Brasil ocorrem as seguintes aves desta família: os biguás-tingas (Anhuga anhuga) e os atobâs (Sula leucogaster).


Ciconiformes

As aves desta superfamília normalmente são de grande porte, possuem pescoços e pernas longas, que são estendidas horizontalmente durante o vôo, e asas medianas. Vivem em locais de águas rasas e alimentam-se de peixes, moluscos, crustáceos e vermes aquáticos.


No Brasil proliferam numerosas espécies de aves desta família, com destaque para:

as garças-brancas-grandes (Casmerodius albus egretta); as garças-brancas-pequenas (Leucophyx thula), que são mais abundantes nos países do litoral do Pacífico; os flamingos (Phoenicapterus ruber L.), que ocorrem no estuário do Amazonas; a bela cauanã (Enxenura galeata) de cor branca, ramagens pretas e pernas vermelhas; o Tuiuíú (Jabiru mycteria) que ocorre do México ao Norte da Argentina e abunda no Pantanal Mato-grossense e o Maguari ou socó-grande (Ardea cocoi), muito abundante no Pantanal Mato-grossense.


Anseriformes

Pertencem a esta ordem os patos, gansos, cisnes e marrecos, o chamado patobravo ou pato-crioulo (Cairina moschata), que ocorre como animal silvestre nas águas interiores da região neotrópica do México até a Argentina, deu origem à criação dos chamados patos domésticos. Das sete espécies de cisnes, somente o cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melanochoriphus) ocorre na América Meridional, entre São Paulo e a Patagônia. O irerê (Dendrocygna viduata L.), também chamado de marreca-viúva ou marreca-assobiadeira, é amplamente difundido na América Meridional e na África. A anhuma (Anhuma comuta L.) ocorre principalmente nos banhados da província Guarani.


Falconiformes

Estas aves predadoras e carniceiras são representadas no Brasil pelo:

-  Carcará ou carancho (Polyborus plancus brasiliensis) ocorre em toda a região cisandina da América do Sul e, em especial, na província Cariri-bororó.

-  Gavião-Pomba, designação comum dada a várias espécies de gaviões do gênero Leucopternis que, durante o vôo, se assemelha às pombas.

-  Gavião-Tesoura, também chamado de gavião-das-taperas ou tesourão, em função de sua cauda bifurcada, (Elanoides forficatus yetapa).

-  Gavião-Vaqueiro (Leucoptemnis kuhli) que são abundantes no noroeste do Brasil.

-  Urubu (Coragyps atatus foetus), e urubu-da-cabeça-vermelha (Cathartes aura ruficolhis spix) são aves carniceiras autóctones da América do Sul e que desempenham um importante papel na reciclagem do lixo orgânico das cidades.


Galiformes

As aves desta ordem, caracterizadas por apresentarem bicos curtos, corpos desenvolvidos, patas fortes e asas arredondadas são de grande importância econômica, em virtude de algumas das espécies deste grupo, como as galinhas, os perus, os pavões e os faisões, terem sido domesticadas. Embora nenhuma das aves citadas sejam autóctones do Brasil, a avicultura brasileira é vitoriosa e o Brasil é o segundo maior produtor de frangos de corte do mundo e o quinto maior produtor de ovos.


Dentre as espécies silvestres autóctones no Brasil, há que destacar:

-  Os mutum do gênero crax, como o mutum-açu (Crax globulosa spix) e o mutumporonga (Crax nigra L.), e do gênero mitu, como o mutum-cavalo (mitu-mitu), todos de carne deliciosa e que podem ser criados em cativeiro;

-  Os jacamins, compreendendo várias espécies do gênero Psophias;

-  Os jacus (Penélope Jacguaçu jacguaçu), a jacutinga (Pipile gray) e a cigana (Opisthocomus hoazin).


Gruiformes

As aves deste grupo podem ser aquáticas ou terrestres e se caracterizam por apresentar bicos longos, normalmente encurvados e delgados, asas curtas e pernas longas e finas, com dedos longos, finos e espalhados.

Os gruiformes são abundantes no Brasil, especialmente na província Guarani, onde ocorrem: a saracura-três-potes ou saracura-do-banhado (ramis cajanea cajanea); o frangod’água-azul (Porphyrula martinica) e a galinhola ou frango d’água (Gaíhínula chloropus galeata).


Caradriiformes

Estas aves marinhas ou de água-doce buscam sua alimentação nas areias das praias, nos mangues e nas margens rasas de rios e lagos.
Na grande maioria dos casos, estas aves são migratórias. No Brasil, este grupo é representado pelas: gaivotas comuns (Larux rnaculipennis); narcejas (Capella paraguaiae); jaçanã (Jacana spinosa jacana) e os maçaricos que é uma designação genérica que se aplica a aves de bicos recurvos dos gêneros Capella, Arenária e Charadus e que são frequentemente encontradas nas praias, mangues e lagoas de águas rasas da América do Sul. O quero-quero (Chilensis cayennensis) também pertence a este grupo.


Columbiforme

Os pombos domésticos foram levados pelo homem, para todos os continentes.

No Brasil, além dos numerosos pombos domésticos, que acabaram se naturalizando no País, ocorrem as seguintes espécies silvestres, todas facilmente domesticáveis e fáceis de criarem regime de semi-cativeiro: pomba legítima (Columba rufina) de plumagem multicor e amplamente distribuída no Brasil; a asa-branca, ou pomba-pedrês (Columba pícazura); a pequena pomba-rola, rolinha ou pirau (Columba speciosa); a rola-vermelha (Leptotila rufaxilla); a rola-azul ou juriti (Claravis pretiosa); a parai (Zenaida auriculata); a pomba-amargosa (Columba plumbea) e a pomba-fogo-apagou (Scardafula squamata squamata).


Reiformes

A única ave deste grupo que é autóctone da América do Sul  a ema (Rhea americana americana) que ocorre principalmente nas províncias Cariri-bororó, Guarani, nos Pampas Argentinos e na Patagônia. Já se iniciaram as criações de Avestruzes em cativeiro e, mais recentemente, iniciou-se a criação de emas em regime de cativeiro e de semi-cativeiro. Cuculiformes.

Tanto o anum-preto (Crothophaga ani L.) como o alma-de-gato, rabo-de-palha ou anum-branco (Gaura gaura) pertencem a este grupo e estão difundidos principalmente pelas províncias Guarani e Cariri-bororó.


Passeriformes

Esta ordem, com quatro subordens, 69 famílias e mais de 5.000 espécies, inclui a grande maioria das aves conhecidas e é fortemente representada no Brasil.

Embora, na grande maioria das cidades brasileiras abundem os pardais, que são aves naturalizadas que só foram introduzidas no País a partir de 1903, nenhum país do mundo é tão rico em passarinhos como o Brasil. O pardal, oriundo da região paleártica, no Brasil assumiu características de ave doméstica, nidifica nas habitações humanas e não ocorre em áreas que não sejam habitadas pelo homem.


Dentre as espécies silvestres uma atenção especial deve ser dada aos fringilídeos com destaque para:

-  o curió, avinhado, bico-de-ferro ou papa-arroz (Oryzoborus angolensis), amplamente distribuídos no Brasil e com justa reputação de ave canora. Numerosos padrões destas aves vêm sendo criados em cativeiro e selecionados como aves canoras, há várias gerações;

-  o canário-da-terra (Sicalis flaveola), o canário-do-campo (Emberizoides herbicola) e o canário-do-mato (Caryothraustes canadenis brasilensis) são aves silvestres canoras amplamente difundidas no Brasil, enquanto que o canário-doreino (Serinus canarius) é uma ave originária das ilhas Canárias, Madeira e Açores que foi domesticada, a partir do século XVI. No Brasil existem renomados criadores de canários-do-reino;

-  o bicudo (Oryzoborus crassirostris), cujos machos são de cor preta com espelhos brancos nas asas, enquanto que as fêmeas são de tonalidade parda, amplamente difundidas no Brasil e muito apreciadas como aves canoras.

-  os azulões, tiatã ou guarundi-azul designam vários passarinhos com penas de tonalidade azul, que ocorrem em todo o Brasil e que pertencem aos gêneros Cyanocompsa Cab. e Cyanoloxia Bon. Os azulões têm reputação de serem boas aves canoras.

-  o coleirinha (Sporophila caerulescens) e a patativa (Sporophlla plumbea) amplamente difundidas no Brasil, são aves canoras de pequeno porte muito apreciadas pelos conhecedores.

-  o tico-tico (Zonotrichia capensis) é um belo passarinho de tonalidade parda, lavado em vermelho, pintado de preto no dorso e com asas e cauda marginadas de vermelho. Esta ave alegre e saltitante, amplamente difundida no Brasil, é também muito apreciada pelos conhecedores.

-  os cardeais, acapitá, galo-de-campina são belas aves do gênero Paroaria Bon, como as espécies P. coronata, P. dominicada e P. gularis e que são normalmente brancas, porém com a cabeça e o mento encarnados. Existem espécies com o corpo preto e cabeça encarnada. Estes passarinhos, de porte médio, são amplamente difundidos no pais.


Outra família importante no Brasil é a dos Turdídeos, conhecidos genericamente como sabiás, que são aves frugívoras e insetívoras, de porte mediano e colorido simples, normalmente cinzento-violáceo e reconhecidos em todo o país como bons cantores.

Pertencem à família dos turdídeos o: sabiá-branco (Turdus leocomelos); sabiácoleira (Turdus albicollis), sabiá-da-lapa (Turdus crotopezus); sabiá-da-mata (Turdus fumigatus); sabiá-ferreiro (Turdus subalaris); sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris); sabiá-pardo (Turdus amaurochalinus); sabiaúna (Platycichla flavipes) do sul do Pais e que se destaca por sua bela coloração negra e é tido com um dos melhores cantores da família dos turdídeos.

Nem todos os sabiás são da família dos turdídeos, o sabiá-da-praia (Mimus gilvus antelius) e o sabiá-do-campo (Mimus satumninus) pertencem à família dos mimídeos.


Dentre as demais famílias dos passeriformes cabe destacar as seguintes espécies, muito típicas do Brasil:

-  O corrupião, concriz ou sofrê (Icterus jamacali), amplamente difundido no Nordeste e no Meio-Norte do País, onde este pássaro negro, de porte médio, com dorso e barriga pintados de vermelho e tons alaranjados nas asas, é reputado como ave canora de elevada qualidade.

-  O tangará, fandangueiro, dançarino ou uirapuru se distingue por suas habilidades de bailarino, que exerce durante a corte à fêmea. Esta denominação se aplica a várias espécies da família dos piprídeos.

-  O joão-de-barro (Fumnarius rufus, F. leucopus, E. minor) designa várias espécies do gênero fumnarius, que ocorrem no Brasil Meridional e que se caracterizam pelas casas de barro que constroem.


Micropodiformes ou Apodiformes

Designação comum às andorinhas e beija-flores, que se caracterizam por apresentarem bicos delgados, muitas vezes longos e dotados de línguas tubulosas, pernas curtas e asas pontudas.

As andorinhas, da família dos hirundinideos alimentam-se exclusivamente de insetos e apresentam 14 espécies no Brasil. Muitas destas espécies são migratórias e voam desde o hemisfério norte para nidificarem no Brasil.

Os beija-flores são da fam[lia dos troquilídeos e se caracterizam por seus vôos muito velozes e por se alimentarem do néctar das flores e de insetos minúsculos.

O Brasil é sem sombra de dúvidas, o país que tem o maior número de espécies desta família em todo o mundo.


Psitaciformes

O Brasil também é o país do mundo mais rico em psitacídeos, que se caracterizam por possuírem dois dedos voltados para a frente e dois dedos voltados para traz, bicos fortes e serrilhados, permitindo que se alimentem de toda sorte de frutas, sementes, coquilhos.

Pertencem a esta família: as araras, os papagaios, as jandaias e os periquitos.

As araras são as de maior porte e no Brasil existem numerosas espécies desta ave distribuídas pelos gêneros Ara e Anadohynchus. Estas aves de grande porte se caracterizam pela cauda longa e pelos bicos serrilhados extremamente fortes.

Os papagaios compreendem 11 (onze) espécies brasileiras, todas do gênero Amazona, são aves de porte médio, de coloração dominantemente verde e têm grande facilidade para imitar o som da voz humana.

Também são numerosas e diversificadas as espécies de jandaias, de maracanãs e de periquitos dos gêneros Tíríca, Forpus, Broto geris e Aratinga.


Outras Famílias

São importantes na fauna brasileira: os coraciformes, como matim-pescadorgrande (Megaceryle torquata torquata) e o martim-pescador-pequeno (Chloroceryle amazona); os piciformes, como o tucano (Ramphastos vitehinus) e o pica-pau-branco (Leuconerpes candilus) e os tinamiformes, como o macuco (Tinamus solitarius) e a perdiz (Rhynchotus
rufescens).

Nenhum comentário:

Postar um comentário