...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - CAPÍTULO I DESASTRES RELACIONADOS COM ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS


CAPÍTULO I

DESASTRES RELACIONADOS COM ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS

CODAR HS.E/CODAR 22.1

1. Introdução

Sob este título são registrados os desastres relacionados com os ecossistemas urbanos e rurais, cujos riscos tendem a se agravar como conseqüência da inexistência de uma política de desenvolvimento sustentável e responsável e uma percepção subestimada da necessidade de harmonização entre o homem e a biosfera.


Estes desastres relacionam-se, em última análise, com a ausência de preocupação com a proteção do meio ambiente ao se promover o:

-  Incremento da produção agrícola

-  Desenvolvimento das indústrias de mineração

-  Desmatamento descontrolado

-  Incremento do transporte motorizado

-  Crescimento desordenado das cidades e das aves rurais sem maiores preocupações com o zoneamento e o uso racional do espaço geográfico

Os riscos relacionados com estes desastres tendem a crescer de importância e a redução dos mesmos exigem um esforço concentrado de planejamento estratégico, de regulamentação e de disciplinação no cumprimento das normas de segurança e de proteção ambiental estabelecidas.


2. Classificação

De acordo com a Política Nacional de Defesa Civil, aprovada pela Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Defesa Civil e homologada pela Presidência da República estes desastres são classificados como:

-  Incêndios Urbanos e Rurais – CODAR HS.EIN/ CODAR 22.101.

-  Desastres Relacionados com a Depredação do Solo por Desmatamento sem Controle e/ou Má Gestão Agropecuária – CODAR HS.EDS/CODAR22.102.

-  Desastres Relacionados com a Depredação do Solo por Acumulação de Rejeitos da Mineração – CODAR HS.ERM/ CODAR 22.103.

-  Desastres Relacionados com a Depredação do Solo por Zoneamento Urbano e/ou Rural Deficiente – CODAR HS.EZD/ CODAR 22.104.

-  Desastres Relacionados com a Destruição Intencional da Flora e da Fauna – CODAR HS.EDF/CODAR 22.105.

-  Desastres Relacionados com o Fluxo Desordenado de Trânsito – CODAR HS.EFT/CODAR 22.106.

Nenhum comentário:

Postar um comentário