...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Quedas, tombamentos e/ou Rolamentos de Matacões e/ou Rochas


4- Quedas, tombamentos e/ou Rolamentos de Matacões e/ou Rochas

CODAR: NI.GQT/ CODAR: 13.304


 Caracterização

1 - Queda de Rochas

As quedas de rochas caracterizam-se por movimentos extremamente rápidos, envolvendo blocos ou fragmentos de rochas em queda livre.

O processo ocorre em aforamentos rochosos de escarpas íngremes, quase verticais, quando surgem fraturas de sentido transversal. Essas fraturas dependem de variações térmicas. que produzem sucessivas dilatações e contrações do material rochoso, gerando planos de cisalhamento ou clivagem.


2 - Tombamento de Rochas

Os tombamentos ocorrem por mecanismos semelhantes aos da queda de rochas, com a diferença que, nesses casos, o plano de clivagem desenvolve-se em sentido vertical, paralelo ao plano do talude. Dessa forma, quando a inércia é rompida, resulta um movimento em báscula, provocando o tombamento do bloco.


3 - Rolamento de Matacões

Os rolamentos de matacões são provocados por fenômenos erosivos, ao desestabilizarem a base sobre a qual o matação se assenta, alterando o equilíbrio estável do mesmo e provocando o rolamento do bloco encosta abaixo.

O termo matação provém do francês moutonée porque a dispersão desses blocos nas encostas, vista de longe, lembra um rebanho de carneiros.


Causas

1 - Quedas e Tombamentos de Rochas

As causas básicas do processo relacionam-se com descontinuidades do maciço rochoso, que permite o isolamento de blocos unitários de rochas, e o desenvolvimento de mecanismos de pressão, através do acúmulo de água nas frestas.

O fenômeno pode ser acelerado por ações antrópicas, como detonações causadoras de vibrações, em áreas de pedreiras próximas. Blocos instáveis, remanescentes de processos de exploração de pedreiras, podem desencadear o fenômeno.

2 - Rolamentos de Matacões

Ações antrópicas, como escavações, em função de ocupação desordenada das encostas, podem contribuir para intensificar o processo erosivo.


Ocorrência


1 - Quedas e Tombamentos de Rochas

Esses movimentos normalmente são localizados, envolvendo volumes de rochas relativamente pequenos e ocorrem em escarpas abruptas, cortes em rochas e frentes de pedreiras.


2 - Rolamentos de Matacões

Ocorrem em áreas graníticas, com matacões de rocha sã. isolados em pendentes.

O rolamento é desencadeado quando a erosão remove os apoios das bases, facilitando a ruptura da inércia.


Medidas Preventivas

- remoção de blocos instáveis;

- fixação de blocos instáveis, através de chumbadas ou tirantes;

- execução de obras de fixação em encostas rochosas instáveis, inclusive com atirantamento e injeção de solo-cimento;

- desmonte e remoção de matacões;

- proteção das bases de apoio dos matacões, objetivando sua fixação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário