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26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - TUMULTOS E DESORDENS GENERALIZADOS - CODAR - HS.CTG/CODAR - 22.209 - Caracterização - Causas - Ocorrência - Principais efeitos adversos - Monitorização, Alerta e Alarme - Medidas Preventivas


TUMULTOS E DESORDENS GENERALIZADOS

CODAR - HS.CTG/CODAR - 22.209


1. Caracterização

Muitas vezes os tumultos e desordens generalizados assumem os aspectos de verdadeiros motins ou sublevações populares, com características violentas.

Na grande maioria das vezes, estes tumultos se exteriorizam sob a forma de saques a supermercados, depósitos ou comboios com gêneros alimentícios e assaltos a estabelecimentos comerciais dedicados ao comércio de gêneros e outros itens básicos de consumo.

Também compreendem as invasões de propriedades públicas ou privadas, os chamados “quebra-quebras”, a construção de barricadas e outras atividades de enfrentamento.

Embora estes tumultos possam ocorrer de forma espontânea, exteriorizando situações de desesperança e de descontentamento, na grande maioria dos casos estes movimentos são dirigidos por lideranças ocultas, que desejam se aproveitar do clima gerado e das repercussões na mídia, para capitalizar vantagens e favorecer seus próprios interesses políticos.

2. Causas

Estas ações normalmente caracterizam situações de inquietação popular e podem ocorrer secundariamente a outros desastres que afetem grandes contingentes populacionais, como as secas do Nordeste Brasileiro.

É comum que a certeza da impunidade, por parte das lideranças, contribua para o incremento destes desastres.

No caso particular das secas no Nordeste, é muito possível que o conhecimento, por parte da imprensa, da classe política e das lideranças, que a existência de um clima de desordem e de tumulto vem sendo utilizada como índice para aferir a intensidade do desastre primitivo concorra para o agravamento do problema.


3. Ocorrência

Tumultos e desordens generalizados tendem a ocorrer com maior intensidade e freqüência:

-  em regiões ou áreas menos desenvolvidas e envolvendo contingentes populacionais menos favorecidos;

-  em situações de agravamento do clima de desesperança, provocado pela ocorrência de grandes desastres envolvendo grandes contingentes humanos;

-  quando lideranças políticas minoritárias desistem de conquistar o poder por meios democráticos e pretendem atuar sobre a opinião pública, utilizando meios violentos.


Em alguns casos, estes tumultos podem ser provocados pelo crime organizado em confronto ostensivo com as forças responsáveis pela manutenção da ordem pública. 

Situações semelhantes às acima descritas ocorreram nas proximidades de favelas no Rio de Janeiro, numa época em que o crime organizado dominava numerosas áreas faveladas, com instituições de governo paralelas.


4. Principais Efeitos Adversos

O clima de insegurança, gerado pelos tumultos e desordens generalizados é altamente prejudicial ao desenvolvimento e à paz social. 

Quando estes motins ou sublevações populares começam a ocorrer com freqüência e intensidade crescentes, eles exteriorizam sintomas de desestruturação social.

A experiência ensina que, muito mais importantes que os possíveis danos e prejuízos provocados por estas ações, são as causas recônditas que as estão motivando.

Por estes motivos é muito importante que se invista na análise da situação e dos fatores preponderantes que estão motivando estas ações desesperadas.


5. Monitorização, Alerta e Alarme

Compete aos especialistas dos sistemas de inteligência e de informações, estudar as causas destes motins e monitorizar os fatores que estão contribuindo para o desencadeamento das mesmas.


6. Medidas Preventivas

O estabelecimento da ordem pública, em circunstâncias de tumultos e desordens generalizadas, não é da competência do SINDEC, mas das polícias civis e militares.

Compete ao SINDEC prevenir a ocorrência destes problemas, em circunstâncias de desastres naturais, humanos e mistos.

A organização e a estruturação das Comissões Municipais de Defesa Civil — COMDEC e, em especial dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil — NUDEC, permite a minimização destes desastres e de outros desastres relacionados com convulsões sociais. Nos NUDEC o pessoal de Defesa Civil, atuando em estreita cooperação com as comunidades locais, têm plenas condições de conquistá-las, facilitando o fluxo de informações e antecipando medidas preventivas, com o objetivo de minimizar os problemas.

Nestas condições, a fé na capacidade de cumprir a missão e a honestidade de propósitos são essenciais para conquistar e manter a confiança das comunidades locais.

Quando a população confia no SINDEC e participa ativamente na elaboração das ações de resposta aos desastres e nas ações preventivas, não se deixa conduzir por lideranças espúrias.

No entanto, é muito importante caracterizar que a confiança não pode ser imposta às comunidades, mas deve ser conquistada e mantida pelo trabalho diuturno e por atitudes honestas, altruístas e positivas.

Como as lideranças dos motins e tumultos buscam obter repercussões positivas de seus atos contestatórios na mídia, é extremamente importante que as equipes de comunicação social do SINDEC sejam competentes para conquistar a mídia e demonstrar a honestidade de propósitos da Defesa Civil.

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