...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Crocodilianos - - Jacaretinga (Caiman crocodilus) - - O jacare-açu ou jacareuna (Melanosuchos niger) - - O jacaré-coroa (Paleosuchus tregonatus)


Crocodilianos

Dentre os jacarés mais freqüentes no Brasil, destacam-se os seguintes:

-  Jacaretinga (Caiman crocodilus) de focinho comprido, com 2,20m de comprimento e restrito as bacias do Amazonas, o jacaré-de-papo-amarelo (Caíman latirostris), se distribui pelas bacias dos rios Paraná e Paraguai, pelas bacias dos rios SãoFrancisco, Doce e Paraíba e demais bacias litorâneas entre o Cabo de São Roque (RN) e o Rio Grande do Sul.

-  O jacare-açu ou jacareuna (Melanosuchos niger) de corpo escuro com faixas amarelas transversais, estreitas e espaçadas, é a maior espécie brasileira, atingindo 5 metros de comprimento e ocorre apenas na Amazônia.

-  O jacaré-coroa (Paleosuchus tregonatus) com focinho comprido e estreito ocorre nos afluentes do Rio Negro, nas Guianas e na Venzuela, enquanto que o jacarécuruá (Paleosuchus palpebrosos) tem ampla distribuição no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário