...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Vegetais Amarelos e de Folhas Verdes - Principais Alimentos do Grupo 1


1. Vegetais Amarelos e de Folhas Verdes

a) Características

São alimentos ricos em vitamina "A", sais de ferro, hidratos de carbono, hemicelulose e fibras.

Como as carências em vitamina "A" e as anemias ferroprivas (por deficiência de sais de ferro) são importantes problemas nutricionais, especialmente nas crianças e nas mulheres, estes alimentos são de importância vital e não devem ser descurados na dieta básica. 

É importante recordar que a ingestão de determinados refrigerantes (Coca-Cola e Pepsi-Cola), durante as refeições, diminui a absorção de sais de ferro.


b) Principais Alimentos do Grupo 1

As maiores concentrações de vitamina "A" dosadas em produtos vegetais ocorrem nos seguintes produtos, em ordem decrescente de importância: pequi, dendê e pupunha. É urgente que a polpa de pequi seja industrializada e comercializada internamente e internacionalmente e que se tire partido mercadológico do "vegetal mais rico em vitamina A do mundo".


Os demais alimentos deste grupo consumidos no Brasil são os seguintes:

-  cenoura, abóbora (jerimum), vagens, ervilhas em casca, feijão-verde, aspargos e couve-de-bruxelas;

-  frutas como banana, mamão e caqui;

-  folhas verdes, riquíssimas em sais ferrosos, como couve, brócolis, espinafre, folhas de nabo, de bredo (ou cariru), da maniva da mandioca (picada e mantida em recinto arejado durante 24 horas) e folhas da taioba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário