...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Ondas de Calor CODAR: NET.TOC/ CODAR: 12.207


 7 - Ondas de Calor

CODAR: NET.TOC/ CODAR: 12.207


Caracterização

As ondas de calor originam-se quando frentes de alta pressão, formadas em regiões quentes, áridas ou semi-áridas, deslocam-se, invadindo regiões de climas mais amenos, onde se estabilizam por alguns dias.


Ocorrência

O fenômeno adverso ocorre anualmente nos países do sul da Europa, como Grécia, Itália, Espanha, França e outros. Também, nos Estados Unidos da América do Norte, o fenômeno provoca intensos danos pessoais. No verão de 1995, nas cidades de Chicago, Nova Iorque, Filadélfia e em cidades dos Estados da Geórgia e do Kansas, morreram mais de 700 pessoas, em conseqüência da onda de calor.

O fenômeno ocorreu com maior intensidade em Chicago, onde a temperatura máxima atingiu 43°C, com uma umidade relativa do ar de 90%, índice alto como o de uma cidade da Amazônia, região onde chove todos os dias. Essa taxa de umidade dificulta a transpiração e potencializa os efeitos danosos do calor sobre o corpo humano.


Principais Efeitos Adversos

As ondas de calor podem incrementar a morbimortalidade dos grupos vulneráveis, especialmente crianças, idosos e pessoas portadoras de afecções cardiorrespiratórias importantes. 

Os estrangeiros, especialmente os turistas nórdicos, pouco adaptados às condições climáticas dos países mediterrâneos, são os mais susceptíveis ao fenômeno adverso.

Nessas condições, a queda sustentada da umidade atmosférica favorece a intensificação de incêndios florestais muito intensos, principalmente porque os reflorestamentos são feitos com coníferas, altamente combustíveis.

Como a população brasileira é bem adaptada ao calor, embora registre a sensação de desconforto térmico, não está sujeita aos mesmos danos que as populações não adaptadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário