...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Criação de Animais Silvestres


f) Criação de Animais Silvestres

A melhor forma de preservar espécies de animais silvestres, em risco de extinção, é criá-los em regime intensivo ou semi-intensivo.

Por este motivo, a criação de animais silvestres, por pessoas comprovadamente capacitadas para criá-los, deve ser incentivada.

Da mesma forma que a piscicultura, a criação de animais silvestres autóctones ou naturalizados poderá permitir que o Brasil ocupe um importante nicho econômico no mercado global.

Numerosas espécies são altamente promissoras para permitirem uma criação, com finalidades econômicas ou puramente ecológicas, visando incentivar o ecoturismo.

Dentre as espécies de comprovado valor econômico, há que destacar: os jacarés, as capivaras, as emas, as avestruzes, as rãs, numerosas espécies de peixes, camarões, ostras e mexilhões, outras espécies silvestres, como os taiaçuídeos (catetos e queixadas), os javalis, os tejus, os preás, os mocós, as cutias, as pacas e as pacaranas. Também podem ser criadas em regime semi-intensivo, com o objetivo de repovoar biótopos e como garantia de alimento em ocasiões de crise.

A importância dos Jardins Zoológicos para preservar espécies raras e, no futuro, permitir atividades de repovoamento, não pode ser subestimada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário