...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - DESASTRES HUMANOS DE NATUREZA SOCIAL


DESASTRES HUMANOS DE NATUREZA SOCIAL

CODAR HS/CODAR 22

1. Introdução

Os desastres humanos de natureza social resultam de desequilíbrios provocados por ações ou por omissões sobre os:

-  ecossistemas urbanos e rurais onde vivem e produzem

-  sistemas sociais, culturais, econômicos e políticos desenvolvidos pelo próprio homem, ao longo de sua evolução histórica Ao longo destes, aproximadamente, 5 (cinco) milhões de anos de evolução, a espécie humana assumiu a condição de espécie dominante da biosfera e se estruturou social e politicamente, desenvolveu cidades, incrementou a produção agropecuária e as atividades de mineração, desenvolveu uma forte estrutura industrial, incrementou as atividades comerciais e os transportes e desenvolveu uma imensa atividade de prestação de serviços.

Com o decorrer do tempo, a evolução tecnológica foi se acelerando, as atividades de pesquisa cresceram de importância e o desenvolvimento vertiginoso das atividades de comunicações e de transporte transformaram o mundo numa “aldeia global”.


O resultado final desta evolução foi o incremento do poder econômico e a conseqüente concentração do poder gerou mecanismos desequilíbrio e contribuiu para incrementar os riscos de desastres resultantes do relacionamento desarmônico entre o (s):

-  homem e o ambiente

-  diferentes estratos sociais

-  países



2. Critérios de Classificação

A Doutrina Brasileira de Defesa Civil classificou os desastres humanos de natureza social nos seguintes grandes conjuntos:

-  Desastres Humanos Relacionados com Ecossistemas Urbanos e Rurais – CODAR HS.E/CODAR 22.1
-  Desastres Humanos Relacionados com Convulsões Sociais – CODAR HS.C/CODAR 22.2
-  Desastres Relacionados com Conflitos Bélicos – CODAR HS.B/ CODAR 22.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário