...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Geadas CODAR: NETGE/ CODAR: 12.206


6 – Geadas

CODAR: NETGE/ CODAR: 12.206


Caracterização

A geada é formada pelo congelamento direto do vapor d’água existente na atmosfera, sem passagem pela forma líquida, e ocorre quando a temperatura ambiental cai a níveis abaixo de 0°C (ponto de congelação da água). Nessas condições, o orvalho transforma-se em geada.

O calor acumulado durante o dia pela crosta terrestre irradia-se durante a noite, provocando uma inversão de temperatura, de tal forma que, nas madrugadas de noites excepcionalmente frias, ocorre uma grande queda de temperatura nas camadas mais próximas do solo, formando o orvalho. Portanto, é completamente errada a expressão “cair geada”, já que o próprio orvalho não “cai”.


Ocorrência

A geada ocorre com mais freqüência em regiões elevadas e frias. Normalmente, o fenômeno está relacionado com a passagem de frentes frias e costuma ocorrer nas madrugadas de noites frias, estreladas e calmas, com maior intensidade nos fundos de vales e regiões montanhosas e, menos intensamente, nas encostas mais ensolaradas.

No Brasil, a geada ocorre, principalmente, nos planaltos sulinos e nas áreas montanhosas da região Sudeste.


Principais Efeitos Adversos

Com a baixa temperatura forma-se e geada, provocando o congelamento da seiva das plantas, podendo causar grandes prejuízos às culturas perenes e às culturas de inverno, plantadas nas regiões com climas subtropicais de altitude.

No Brasil, os maiores prejuízos ocorrem com as plantações de café, de frutas cítricas e demais frutas de clima temperado e produtos hortigranjeiros.


Monitorização, Alerta e Alarme

Em seus boletins diários, os serviços meteorológicos informam sobre a provável ocorrência de geadas nas áreas sujeitas ao fenômeno.


Medidas Preventivas

A redução das vulnerabilidades às geadas depende, fundamentalmente, de medidas não-estruturais.

O seguro agrícola é a principal forma de reduzir os possíveis prejuízos dos agricultores.

A seleção de culturas resistentes às geadas, o racional zoneamento das culturas e as técnicas de cultivo adensado contribuem para a redução das vulnerabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário