...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Soterramento de Localidades Litorâneas por Dunas de Areia


10 – Soterramento de Localidades Litorâneas por Dunas de Areia

CODAR: NI.GSD/CODAR: 13.310


Caracterização

Resulta da ação combinada das águas oceânicas que atuam sobre as bordas oceânicas de forma conservativa e das correntes aéreas.

Da mesma forma que o mar atua como agente de erosão, atua, também, como agente de acumulação de sedimentos marinhos, dando origem a praias, restingas, tômbulos, recifes e dunas.

A depositação de sedimentos pelo oceano forma costas de acumulação.

As praias são formadas pelo depósito de areias, especialmente grãos de quartzo, transportadas pelos oceanos.

As restingas são faixas de areias, depositadas em sentido paralelo ao litoral, pelas correntes marinhas, nas entradas de bacias e de enseadas. Normalmente, se apóiam em saliências das linhas litorâneas, como cabos e pontas. Dentre as restingas brasileiras, destacam-se as de Saquarema, Samambaia e Sepetiba, no litoral do Rio de Janeiro.

Quando o cordão arenoso se prolonga, pode dar origem a lagoas costeiras, como as lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, no Rio Grande do Sul, da Conceição, em Santa Catarina e no litoral do Rio de Janeiro, Alagoas, Pará e Amapá.

Tômbulos são cordões arenosos ou pedregosos que ligam ilhas ao continente, como a ilha do Porchat, no litoral de São Paulo.

Os recites de arenito resultam da consolidação de antigas praias ou cordões litorâneos por concentração dos cristais de quartzo. No Brasil, recifes “em barreira” desenvolvem-se a pouca distância da costa, formando obstáculos encobertos pela maré alta, principalmente no litoral oriental do Nordeste, como em Mamanguape, baia da Traição e cabo de Santo Agostinho.

Dunas são elevações de areia modeladas pelo vento e que podem se movimentar em função da atividade das correntes áreas. De forma triangular, apresentam declividade suave á montante e íngreme á jusante, em conseqüência da movimentação dos sedimentos provocados pelo vento, que abrandam a encosta de montante e deslizam abruptamente na encosta de jusante.

Quando a ação das correntes aéreas é intensa e continua, pode soterrar localidades litorâneas.


Causas

O processo de acumulação das dunas de areia nas áreas litorâneas ocorrem em função da(s):
- características geológicas do relevo litorâne
o;

- características topográficas e grau de declividade da faixa de contato entre o mar e- a-região -litorânea, entre o limite das águas pouco profundas e os primeiros obstáculos da borda continental;

- intensidade e sentido das correntes marinhas locais;

- maior ou menor proximidade da foz dos rios ricos em sedimentos; 

- quantidade do material sedimentar em suspensão e de correntes marinhas que movimentam o material, ao longo das costas;

- presença de costas deprimidas e de terras baixas, que facilitam a depositação das areias;

- intensidade das ondas e altura das marés.


Os processos de movimentação das dunas de areia dependem da(s):

- topografia de faixa litorânea:

- intensidade, duração e sentido dos ventos dominantes;

- densidade das areias depositadas pelo mar;

- ações antrópicas relacionadas com a constituição da vegetação litorânea.


Ocorrência

No Brasil, a mais importante região de dunas costeiras ocorre no litoral setentrional correspondente ao Maranhão, denominada de lençóis maranhenses. Ocorrem, também, dunas nos litorais dos Estados do Rio de Janeiro, nas proximidades de Cabo Frio, e de Santa Catarina.

Os processos de soterramento de localidades, pela movimentação das dunas, são muito pouco importantes.


Monitorização, Alerta e Alarme

O acompanhamento do movimento das dunas, o conhecimento do regime dos ventos dominantes na área afetada e o estudo da cobertura vegetal, permitem uma razoável antecipação sobre a evolução do problema.


Medidas Preventivas

Em principio, as localidades não devem ser construídas em áreas sujeitas a ação das dunas. As medidas preventivas têm por objetivo reduzir o arraste superficial, ou seja, o movimento das partículas de areia não fixa, ao longo da superfície do solo, por rolamento.

As melhores medidas preventivas relacionam-se com a conservação e com a restauração da vegetação, por intermédio de plantas fixadoras do solo, como gramíneas e. plantas de estolho, ricas em resíduos, que mantêm uma cobertura de proteção do solo.

Também, a construção de quebra.ventos, barreiras de arbustos e de árvores, plantados em direção perpendicular a dos ventos dominantes, e que têm por objetivo reduzir a velocidade do vento nas camadas próximas do solo e diminuir o transporte eólico do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário