...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Morcegos Hematófagos


2 – Morcegos Hematófagos

CODAR: NB.AMH /CODAR: 14.102


Caracterização

Os morcegos são os únicos mamíferos alados e pertencem à ordem dos Quirópteros, composta por 16 famílias, 173 gêneros e 875 espécies. Existem em todo o mundo, menos nas regiões polares e em algumas pequenas ilhas oceânicas.

Das 16 famílias, apenas a Desmodontidea, com três gêneros e três espécies, é constituída por morcegos hematófagos. Os desmodontideos existem apenas na América tropical, do norte do México até as regiões centrais do Chile e do norte da Argentina.

Desde a época Pré-Colombiana, os morcegos são representados em monumentos, como seres demoníacos. É importante registrar que as lendas da Transilvânia, referentes a morcegos-vampiros são anteriores à descoberta da América e não existem morcegos hematófagos naquela região.


De um modo geral, os Quirópteros apresentam as seguintes características:

- adaptação perfeita ao vôo;

- tamanho pequeno ou médio;

- olhos pequenos e orelhas desenvolvidas;

- membros posteriores reduzidos;

- membros anteriores com falanges extremamente alongadas e unidas por membrana alar;

- membrana alar denominada patágio, um prolongamento da epiderme, que se desenvolve ao longo dos espaços interdigitais, recobrindo os membros anteriores e todo o corpo;

- o esqueleto apresenta particularidades interessantes: o rádio é mais longo que o úmero, o cúbito, a tíbia e o perônio são reduzidos e as falanges alongadas;

- possuem o sentido de colocação, através do qual captam pelos órgão auditivos c’s ultra-sons que emitem e refletem-se nos objetos. O mesmo principio é utilizado nos sonares;

- na grande maioria das famílias, o regime é insetívoro, frunívoro ou nectarívoro;

- apenas os desmodontideos são hematófagos;

- de hábitos crepusculares e noturnos, refugiam-se em ambientes escuros durante o dia;

- possuem um par de mamas peitorais ou axilares;

- a fêmea normalmente tem uma cria de cada vez e a transporta durante o vôo.


A família dos desmodontideos apresenta as seguintes características distintivas:

- grandes incisivos superiores, com bordos cortantes e biselados;

- caninos bastante desenvolvidos;

- ausência de cauda;

- regime hematófago, preferindo o sangue de aves e mamíferos.


A espécie mais importante de morcegos hematófagos, que existe no Brasil, é a Desmodus rotundus, e apresenta as seguintes características distintivas:

- pelagem do dorso de tonalidade castanho-fuliginosa e ventral, de tonalidade cinza-prateada;

- os membros e as conchas das orelhas têm cor avermelhada;

- o corpo tem aproximadamente 8 cm de comprimento e a envergadura das asas é de aproximadamente 35cm;

- é robusto, rústico e adaptado a diferentes condições ambientais, vivendo em altitudes que variam entre o nível do mar e 2.500 m;

- a folha nasal é pouco desenvolvida.


De hábitos noctívagos, permanecem abrigados durante o dia em cavernas, ocos de árvores, cupinzeiros, taperas e forros de casas. Gregários, normalmente organizam-se em pequenas colônias, que podem, em regiões de criação de gado, atingir mais de mil indivíduos.

Alimentam-se do sangue de mamíferos, de aves e até do próprio homem. Tanto o macho, como a fêmea, são hematófagos e atacam suas presas enquanto dormem, tendo o hábito de voltar á mesma vítima, por várias noites seguidas.

Voam silenciosamente e pousam delicadamente sobre a vítima, sem acordá-la.

Utilizam os incisivos para cortar a pele nos locais onde ela é mais delgada e os vasos mais superfícializados, produzindo cortes de aproximadamente 16 mm de extensão e 5 mm de profundidade.

Sua saliva é anticoagulante e facilita o sangramento. Para sugar o sangue, os morcegos aplicam os lábios na ferida e lambem o sangue com rápidos movimentos, ingerindo, em média, 15 crn3 como a ferida continua sangrando, a perda de sangue corresponde a 60 cm3.

As sangrias sucessivas enfraquecem as presas e o morcego pode transmitir infecções, das quais a mais importante é a raiva, virose mortal para animais e para o homem.

No Brasil, aproximadamente 500 mil bois e cavalos são infectados anualmente. Há registro de casos de raiva humana transmitida por morcegos.

 Um importante hábito do morcego, relacionado com o ritual de reconhecimento, favorece o combate aos mesmos. Os morcegos, ao retornarem às colônias, após se alimentarem, são recebidos por seus companheiros que os lambem demoradamente.


Medidas Preventivas e de Controle

Para combater os morcegos hematófagos, é necessário pessoal especializado e devidamente habilitado, obrigatoriamente protegido por grossas luvas de couro. A técnica de combate é extremamente simples e consiste em estender, ao redor dos currais, uma rede de tecido ou de malha, extremamente finos, a qual não é detectada pelo sentido de colocação dos morcegos.

Durante a noite, os morcegos enredam-se nas malhas da rede e os técnicos, protegidos por suas luvas, retiram-nos, espargem sobre sua pele uma pomada com produtos anticoagulantes, liberando-os em seguida.

Ao retornarem aos seus abrigos, a droga é absorvida por seus companheiros durante o ritual de reconhecimento. Os morcegos, intoxicados, morrem em conseqüência de hemorragias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário