...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Ofídios ou Serpentes


Ofídios ou Serpentes

Dentre os ofídios, aglifodontes e não venenosos e que matam por constrição destacam-se as seguintes espécies: jibóia (Constrictor constrictor) e a sucuri (Funectes murinos), que chega a atingir 10 metros de comprimento e vive nas regiões de grandes rios, lagoas e pântanos do Brasil.

Dentre as espécies opistoglifas, destaca-se a muçurana (Pseudoboa cloelia), também conhecida como limpa-campo e que se alimenta preferentemente com ofídios, inclusive venenosos, já que é imune a peçonha dos mesmos.

Dentre as espécies proteróglifas, há que destacar as cobras-corais venenosas, compreendendo aproximadamente 13 espécies do gênero Micrurus.

Dentre as cobras solenôglifas, ou seja serpentes com presas canaliculadas e implantadas num maxilar superior móvel mantém o movimento de báscula, no momento da picada, caracterizam-se as serpentes venenosas dos gêneros Bothops, Lachesis, Crotalus.

No Brasil, o gênero Lachesis é representado por uma única espécie, as Lachesis mutaou surucucu, que apresenta variações raciais de caráter regional. As surucucus são os ofídios brasileiros mais peçonhentos e veneníferos que existem e ocorrem em praticamente todos os Estados do Brasil.

O gênero Crotalus no Brasil também é representado por uma única espécie, a cascavel (Crotalus terrificus) caracterizada por apresentar um guizo ou chocalho caudal, que ocorre principalmente nas áreas secas e pedregosas e não ocorrem na floresta amazônica nem nas florestas subtropicais.

As cobras do gênero Bothrops, cuja espécie tipo é a jararaca-verdadeira (Bothrops jararaca) apresenta numerosas espécies e variedades distribuídas no Brasil, como a jararacapintada (Bothrops neu- ieddi), a jararaca-da-seca (Bothrops erythromelas), a jararaca-verde (Bothrops bilineata), a jararacuçu ou boipeva (Brothops jararacussu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário