...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Rastejos


3- Rastejos

CODAR: NI.GRJ/ CODAR: 13.303


Caracterização

Movimentos gravitacionais de massa, caracteristicamente lentos, que podem ser medidos em centímetros por ano. Podem ser contínuos ou pulsantes. Esses últimos associam-se a alterações climáticas sazonais, intensificando-se nos períodos de chuva e estacionando nos períodos secos. O processo não apresenta superfície de ruptura bem definida e os limites entre a massa em movimento e o terreno estável são transicionais.

Os rastejos afetam grandes áreas e atuam tanto nos horizontes superficiais das encostas, como nos planos profundos, promovendo a abertura defendas no solo residual e na rocha-matriz.

O fenômeno pode preceder movimentos mais rápidos, como os escorregamentos.

Os movimentos que resultam na deposição do tálus podem ser incluídos nesta categoria.


Ocorrência

Os rastejos podem ocorrer:

- em solos originados no próprio local do fenômeno;

- nos tálus formados por solos provenientes de outros locais, transportados para a atual posição por movimentos anteriores.

Os tálus costumam apresentar uma disposição caótica de rochas e de solo e localizam-se, normalmente, em áreas de baixa declividade 
A execução de cortes em áreas de tálus e em outras áreas propensas aos rastejos facilita o aparecimento do fenômeno, por interferir na precária estabilidade do terreno.


Principais Efeitos Adversos

Os rastejos comprometem obras, como sistemas de drenagem, pontes, viadutos e até mesmo casas.

Os rastejos podem prenunciar movimentos gravitacionais mais rápidos, como escorregamento


Monitorizarão, Alerta e Alarme

A evidência de que esses movimentos estão em curso é caracterizada pelo aparecimento de rachaduras abertas em toda a extensão do terreno, as quais se agravam de forma gradual. A inclinação de árvores, estacas de cercas e postes constitui-se num bom indicio do fenômeno.


Medidas Preventivas

As alterações da geometria dos corpos de tálus e das encostas instáveis, com cortes interceptando o lençol freático ou desestabilizando as pendentes, criam as condições propícias para o desenvolvimento de rastejos, que podem evoluir para escorregamentos.

Dentre as causas antrópicas, capazes de provocar rastejos, são importantes as rupturas de redes de distribuição d’água e/ou de redes de esgoto.


As principais medidas preventivas para reduzir o problema são:

- drenagem profunda;

- desvio e canalização de águas drenadas naturalmente para as áreas de encostas ou para os corpos de tálus;

- impermeabilização das superfícies expostas de áreas sensíveis;

- reparo e manutenção das redes de esgoto e de distribuição d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário