...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Recuperação da Avifauna Urbana Autóctone


d) Recuperação da Avifauna Urbana Autóctone

Cidades pouco arborizadas, com poucas áreas verdes, parques, jardins, alamedas e ruas arborizadas, são habitadas quase que exclusivamente por pombos domésticos e pardaís. É sabido que estas aves se adaptaram aos seres humanos e conseguem sobreviver em verdadeiras “selvas de pedras”.

A implantação de grandes áreas verdes, constituídas por complexos arbóreos e arbustivos altamente diversificados e ricos em espécies silvestres frutíferas, contribui para atrair a avifauna silvestre para as áreas urbanas.

É muito importante que se promova uma grande campanha educativa, com o objetivo de valorizar a avifauna brasileira, inclusive nos espaços urbanos. As crianças devem ser educadas para amar os pássaros e para se sentirem felizes por conviver com os mesmos, em regime de absoluta liberdade. 

Toda criança brasileira deve reconhecer pelo menos 20 espécies de aves silvestres, não tendo dúvidas em identificá-las prontamente.

A população deve ser educada para considerar como um esporte muito salutar criar aves soltas nos espaços urbanos e rurais.


c) Para tanto, é importante conhecer os hábitos dos pássaros, suas preferências alimentares, seus predadores naturais e, de posse destes conhecimentos:

-  aumentar a densidade de árvores e arbustos frutíferos e de gramíneas que facilitem a alimentação das aves;

-  preparar locais protegidos e fora do alcance dos predadores, para que as aves construam seus ninhos.


Já existem numerosas cidades brasileiras que recuperaram suas avifaunas silvestres, graças ao empenho de seus moradores, liderados por pessoas que amam os pássaros. 

Evidentemente, a qualidade de vida nestas cidades se elevou e numerosos turistas foram atraídos para conviverem com estes grandes viveiros ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário