...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Maremotos e Tsunâmis


2 – Maremotos e Tsunâmis

CODAR: NI.SMT/ CODAR: 13.102


Caracterização

1 - Maremotos

Movimento produzido pela propagação de ondas sísmicas, através da massa oceânica.

Os abalos provocam bruscos desnivelamentos estruturais no assoalho marinho, gerando ondas de choque que se propagam através da água, produzindo vagas de elevadas amplitudes, que se .deslocam pela superfície oceânica em grandes velocidades (até 500 milhas/hora), provocando, quando em alto mar, desnivelamentos modestos (de 70 a 60 cm). Ao atingirem as plataformas litorâneas, suas características se alteram, originando os tsunâmis.


2 - Tsunâmis

Ondas marinhas gigantes causadas por um movimento súbito de grande escala no fundo do mar, devido geralmente a terremotos ou erupções vulcânicas submarinas.

O termo tem origem japonesa e significa onda de podo. Os tsunâmis ocorrem quando os vagalhões produzidos pelos maremotos atingem as plataformas continentais e as áreas de mares-abrigados a pouco profundos, como baías, portos e ancoradouros.


Com a redução da área de atuação, a energia cinética presente provoca ondas caracterizadas:

- pela redução da amplitude e da velocidade de progressão;

- pelo incremento da altura, que pode atingir de 30 a 60 m, e da intensidade do impacto.

Em alto mar, os maremotos são praticamente inócuos, enquanto os tsunâmis causam grandes danos às instalações e embarcações ancoradas próximas ao litoral.

Ao revolverem as vazas e sedimentos do fundo das baías, provocam graves poluições a.intensificam riscos de intoxicações alimentares provocadas pela ingestão de mariscos e outros frutos do mar in natura.


Ocorrência

Os maremotos e tsunâmis ocorrem quando abalos sísmicos de magnitude expressiva desenvolvem-se sob a subsuperfície dos oceanos ou na borda continental próxima ao litoral.


Causas

Os maremotos e tsunâmis são provocados por:

- abalos sísmicos ocorridos no fundo do oceano;

- terremotos ocorridos próximo às crias continentais, provocando deformações e ondas de choque, que se propagam pelos oceanos;

- erupções vulcânicas, especialmente as submarinas, correntes nas cordilheiras meso-oceânicas, deslizamentos e desmoronamentos submarinos.


Principais Efeitos Adversos

Os maiores danos ocorrem nas regiões portuárias, praias habitadas e ancoradouros em geral. Os navios em alto mar não são vulneráveis ao fenômeno.

As ilhas baixas (atóis) e as costas rasas são particularmente vulneráveis ao fenômeno.


Monitorização, Alerta e Alarme

Existe um sistema internacional integrado, que coleta, processa e difunde informações sobre alterações na dinâmica oceânica, causada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas, as quais são condensadas em marigramas.

Os centros de integração, como o que funciona no Observatório Magnético e Sismológico de Honolulu, no Havaí, integram informações de mais de 60 postos periféricos de coleta de dados. Essas informações são rapidamente transmitidas para os serviços especializados dos países da área de risco.

Um importante prenúncio local de tsunâmis é o recuo anormal do mar, o qual é seguido, algum tempo depois, por um vagalhão de proporções devastadoras.


Medidas Preventivas

Não existem medidas estruturais capazes de reduzir o impacto dos tsunâmis. A evacuação das populações das áreas de risco é a medida mais importante para reduzir os danos pessoais.

Recebido o alarme, as embarcações devem dirigir-se para o alto mar, fugindo da arrebentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário