...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Óleos Vegetais, Margarinas e Gorduras de Origem Animal - Principais Alimentos do Grupo 7


7. Óleos Vegetais, Margarinas e Gorduras de Origem Animal

a) Características

São alimentos ricos em lipídios ou gorduras, de elevado poder calórico e muito importantes para facilitar a absorção das vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas "A", "D", "E" e "K".



b) Principais Alimentos do Grupo 7


Os principais elementos deste grupo são:

-  óleos vegetais, como o da soja, milho, arroz, girassol, oliva, canola e de amendoim;

-  óleo de caroço de algodão, azeite de coco, azeite de dendê, óleo de copra ou óleo de dendê, após refinado e purificado;

-  toucinho, banha de porco e outras gorduras de origem animal;

-  manteiga e margarinas vegetais, as quais são consideradas como mais saudáveis que a primeira;

-  óleos de peixes de águas profundas, ricos em ácidos graxos não-saturados, os quais têm propriedades medicinais.


c) Comentários

As gorduras de origem vegetal obtidas a partir das plantas oleaginosas, como a soja e a azeitona, são pobres em colesterol e ricas em ácidos graxos não-saturados e, em conseqüência, são muito mais saudáveis que as gorduras de origem animal, como a banha de porco e a manteiga.

Também na área dos lipídios, os extremismos são prejudiciais. A eliminação total de gorduras da dieta básica não é recomendável, por prejudicar a absorção das vitaminas lipossolúveis, que são indispensáveis ao metabolismo.

A alimentação com gorduras vegetais insaturadas e pobres em colesterol reduz a produção de gordura animal (saturada e rica em colesterol) pelo próprio organismo, a partir de suas proteínas e hidratos de carbono orgânicos.

É evidente que, num país tropical como o Brasil, a ingestão de gorduras deve ser muito mais reduzida do que em países de climas frios ou temperados.

O abacate e o chocolate, embora mais ricos em gorduras, são alimentos muito saudáveis e podem e devem ser comidos especialmente pelas crianças e pelos adultos jovens.

As frutas secas e oleaginosas, como a castanha de caju, a castanha-do-pará, o caroço de jaca cozido ou assado, os diversos tipos de nozes, as avelãs e o pinhão do Paraná, embora mais ricos em gorduras, são altamente nutritivos e saudáveis e ideais como suplemento alimentar, durante o tratamento das anemias ferroprivas, por serem ricos em sais de ferro, proteínas vegetais e sais de fósforo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário