...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Leite e Laticínios - Principais Alimentos do Grupo 4


4. Leite e Laticínios


a) Características

Este grupo, constituído pelo leite e por seus derivados, é indispensável na dieta básica e destaca-se por ser composto de alimentos ricos em proteínas de alta qualidade, hidratos de carbono, riboflavina (vitamina B2) e demais vitaminas do Complexo B e sais de cálcio e fósforo.


b) Comentários

Uma das mais importantes características dos mamíferos, classe animal à qual o homem pertence, é a utilização do leite materno como complemento do sangue materno, na fase inicial do desenvolvimento extra-uterino.

O leite materno deve constituir a alimentação exclusiva do recém-nascido, até que complete os 6 (seis) meses de idade. Nesta fase, além de se constituir num alimento completo, é extremamente importante como fonte de indução da resistência imunológica.

Numa segunda fase, o leite de animais domésticos, como o da vaca, cabra, ovelha, búfala, camela, lhama, rena ou o da fêmea do boi almiscareiro e seus derivados são indispensáveis à alimentação humana.

Como o organismo feminino é muito mais vulnerável à descalcificação e à osteoporose do que o organismo masculino, todas as mulheres devem ser educadas para gostar de leite, desde a mais tenra infância. 

Os programas alimentares com suplementação de leite e de laticínios crescem de importância durante a gravidez e a amamentação, para reduzir os riscos de descalcificação do organismo materno.

Tanto o leite como os laticínios são de grande importância nutritiva e foram incorporados à alimentação básica da grande maioria dos grupos humanos, a partir do Período Neolítico.

Sem nenhuma dúvida, a não criação de animais domésticos produtores de leite constitui-se numa importante deficiência nutritiva, na alimentação básica dos nossos ancestrais índios.



c) Principais Alimentos do Grupo 4


Os principais alimentos deste grupo são:

-  leite da mãe, durante os primeiros 6 meses de idade do filho, na condição de alimento exclusivo;

-  leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, rena, lhama, camela, fêmea do boi almiscareiro ou de qualquer outro animal doméstico ou domesticável, da classe dos artiodáctilos;

-  leite integral ou desnatado ou ainda enriquecido com vitaminas ('A", "D" e do Complexo B) e com sais de ferro. Pode ser distribuído ao natural ou pode ser industrializado;

-  leite industrializado, que pode ser integral, desnatado ou enriquecido e, em qualquer caso; pode ser condensado, evaporado ou liofilizado;

-  derivados do leite (ou laticínios), dos quais se destacam os mais de 600 (seiscentos) tipos de queijos, coalhadas, requeijões, soluções cremosas e inúmeros padrões de iogurtes.


Em nível mundial, o agronegócio do leite e dos derivados é muito mais importante que o dos grãos e dos produtos oleaginosos e, somente nos Estados Unidos, corresponde a mais de 60 bilhões de dólares.

No Brasil, o consumo per capita de leite, embora tenha crescido com o controle da inflação, ainda é considerado como insuficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário