20 maio 2020

TÍTULO VI - TUBERCULOSE- CODAR – HB.ITU/CODAR 23.306 - Medidas Preventivas -Imunização - Atenção Médica Primária - Educação Sanitária - Eliminação da Tuberculose Bovina - Redução de Doenças Pulmonares Crônicas


4. Medidas Preventivas


a) Imunização

O Programa Aumentado de Imunização – PAI - proposto pela OMS – preconiza a vacinação precoce com o Bacilo de Calmette Guérim (BCG) intradérmico. 

A vacinação deve ser realizada o mais precocemente possível, de preferência na primeira semana de vida, e reaplicada aos 8 meses de idade, em crianças com reação de Mantoux negativa. No Brasil, a vacinação com BCG intradérmico é considerada como uma medida importante para a prevenção da tuberculose.


b) Atenção Médica Primária

A universalização da assistência médica primária e dos exames de escarro, que podem ser complementados com exames radiológicos, ante a menor suspeita de infecção tuberculosa ou de contatos persistentes com pacientes eliminadores de bacilos, é da máxima importância.

O tratamento deve ser iniciado, preferentemente, em unidade de internação e o mais precocemente possível e deve ser continuado na unidade ambulatorial, onde o paciente recebe gratuitamente a medicação que irá utilizar nos próximos 30 (trinta) dias. 

A visita domiciliar é da máxima importância para se comprovar o fiel cumprimento dos esquemas terapêuticos.

A microscopia de lâminas de esfregaços de escarro é o método de localização de casos novos nas unidades de assistência médica primária. 

Os exames sistemáticos de todas as pessoas que procuram as unidades hospitalares, com queixas pulmonares, revelam uma razoável proporção de casos de tuberculose não suspeitados.


c) Educação Sanitária

As atividades de educação sanitária sobre os mecanismos de transmissão da tuberculose e sobre a importância do diagnóstico precoce, seguido de tratamento adequado, completo e rigoroso, são de capital importância para garantir o controle da doença.

Da mesma forma, devem ser ressaltados os programas de vacinação e de amamentação natural dos bebês até os seis meses, a importância da nutrição, para garantir elevados níveis de imunidade e aspectos de higiene e asseio corporal relativos às doenças transmitidas pela inalação, como o uso de lenços descartáveis e a proteção da boca e das narinas, ao tossir ou espirrar.


d) Eliminação da Tuberculose Bovina

A eliminação das vacas com provas positivas de tuberculina e a pasteurização de todo o leite ordenhado permitem uma redução dos riscos de contaminação com a variedade M.t.bovis.


e) Redução de Doenças Pulmonares Crônicas

A proteção de mineiros e de operários contra silicoses e outras afecções pulmonares crônicas e as campanhas contra o tabagismo contribuem para reduzir as vulnerabilidades à tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário