16 maio 2020

OUTRAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AGUDAS - CODAR – HB.IRA/CODAR 23.399 - Cuidados Fisioterápicos


8. Cuidados Fisioterápicos

É muito importante que as mães aprendam fisioterapia respiratória, drenagem postural e tapotagem. 

Todas as pessoas necessitam de contato físico e as crianças precisam do contato carinhoso de suas mães. 

Idealmente, o quarto das crianças deve ser separado do dos adultos e com ampla janela voltada para o nascente.

Após o banho matinal, entre 08 e 09 horas da manhã, quando as radiações ultravioletas são mais intensas, a janela deve ser aberta amplamente, para que as radiações solares penetrem no ambiente. 

De um modo geral, os vírus são muito sensíveis aos raios ultravioleta, que desinfetam o meio ambiente. A criança é aliviada de roupas e deve tomar banho-de-sol.

Após o banho-de-sol, é hora da fisioterapia e da drenagem postural para garantir a eliminação das secreções catarrais.

A fisioterapia respiratória deve ser carinhosa, suave e tranqüila e a mãe deve conversar com seu bebê, enquanto a executa. Busca-se movimentar passivamente os músculos auxiliares da respiração, em sincronismo com os movimentos respiratórios da criança.


Um bom exercício é colocar a criança deitada com a barriga para cima, segurá-la pelos cotovelos e movimentar os braços lateralmente, em sintonia com a respiração:

- na inspiração, afastar os braços do tronco, elevando lateralmente os cotovelos, até que ultrapassem a linha dos ombros, dizendo: respira fundo nenê;

- na expiração, fazer o movimento em sentido contrário, terminando com uma leve compressão da base do tórax, dizendo: sopra todo o ar nenê.


A drenagem postural pode ser feita deitando a criança com a barriga para baixo, sobre uma pilha de travesseiros, de modo que a cabeça fique num plano mais baixo que o tórax da criança.

Para executar a tapotagem, fazer um côncavo com as mãos e dar palmadas suaves no tórax da criança, procurando aprisionar o ar entre a concavidade da mão e a pele da criança.

Nestas condições, a onda de choque do ar aprisionado entre a mão e o tórax da criança é transmitida ao ar alveolar e facilita a eliminação das secreções.

Ao término da sessão, a criança deve ser incentivada a respirar fundo, tossir forte e eliminar o catarro.

Uma mãe carinhosa não tem nojo do catarro do filho e pode usar a boca para aspirar o catarro do bebê e ajudá-lo a eliminar suas secreções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário