07 maio 2020

CONDUTA PARA a CHAVE DE RAUTECK -


CHAVE DE “RAUTECK”:




Esta manobra e de caráter emergencial e é utilizada quando a vítima está em local que ofereça perigo iminente de morte a mesma ou ao socorrista. 

São aplicadas em situações extremas tais como: incêndio em veículo, situações de instabilidade da vítima de caráter de transporte imediato com um socorrista e sem equipamento, veículos em despenhadeiros, marquise ou outra estrutura que está em iminência de atingir a vítima e dentre outras. 

É uma técnica fácil de ser aplicada e muito rápida, ela quase não oferece estabilização para a vítima, quando comparada as outras estricações. 

Ela pode ser realizada com 1 ou 2 socorristas. 

A maior preocupação é o peso da vítima, pois quanto mais pesada, mais difícil será de aplicar a técnica, sendo necessária a inserção de outro socorrista. 



CONDUTA PARA CHAVE DE “RAUTECK”:

1 - Priorizar a segurança;

2 - Realize o ABC verificando-se que a vítima está instável, decidindo o uso da técnica de retirada rápida;

3 - Verificar se a vítima não está presa nos pedais, ferragens ou outro obstáculo;

4 - Socorrista 1 : Abordar a vítima lateralmente passando os braços por debaixo dos braços da vítima (como um abraço). A mão de dentro do veículo do socorrista resgata os dois membros superiores e junta próximo ao corpo da vítima. A outra mão (a de fora do veículo) resgata a cabeça da vítima segurando na mandíbula, tentando ao máximo neutralizar a coluna, se possível use o rosto para ajudar a estabilização da cervical;

5 - Ajustar a vítima no tórax e com muita força puxe a vítima para fora do veículo em um local seguro;


6 - A vítima tem que estar colada ao corpo do socorrista e este com os braços flexionados para facilitar o transporte da mesma;


7- Abaixe a vítima ao solo, apoiando inicialmente a pélve:

a. Apoie as costas com o antebraço, afastando seu corpo lateralmente;

b. Deite a vítima ao solo mantendo o alinhamento cervical;


8 - Quando houver o segundo socorrista este auxiliará a retirada da vítima apoiando a região da pelve e membros inferiores (acima da articulação do joelho) com os braços. Auxiliar o socorrista 1 na estabilização da vítima quando for colocar a mesma no chão:

Nota 1: Quanto mais pesado a vítima, mais difícil será de aplicar a técnica;

Nota 2: Sempre quando houver mais de um socorrista optar pelo trabalho de dois socorristas para não sobrecarregar o primeiro socorrista;

Nota 3: Pessoas muito obesas ou socorristas mulheres geralmente necessitam de dois socorristas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário