...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 março 2022

sistematização da coleta de dados das atividades de bombeiros, cuja análise poderia fornecer informações - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

Duarte e Ribeiro (2008) sugerem a sistematização da coleta de dados das atividades de bombeiros, cuja análise poderia fornecer informações com o objetivo de:

 

a) verificar a extensão dos prejuízos causados pelos incêndios;

 

b) identificar problemas que necessitam ações mais efetivas;

 

c) orientar as ações de prevenção;

 

d) orientar o aperfeiçoamento da legislação de segurança contra incêndio e a aplicação dos recursos logísticos dos Corpos de Bombeiros.

 

 

A NBR 14023 (ABNT, 1997) ainda em vigor, trata sobre o registro das atividades de bombeiro e propõe a sistematização dos registros estatísticos da atuação para obter-se informações em banco comum e de possível análise. Sua aplicação é sugerida para todas as instituições públicas e privadas que desenvolvam atividades de bombeiros (brigadas deincêndio, bombeiros voluntários, entre outros) e que tenham interesse em estudar os dados relativos às suas ações, a qual “Estabelece um sistema para padronização do registro de dados dos trabalhos operacionais de bombeiros, contendo os dados mínimos necessários para o seu processamento apropriado por órgãos competentes, para fins legais e estatísticos”.

 

Realmente, é veemente a necessidade de organização de um banco de dados nacional com coleta padronizada dos dados gerados pelas ações dos bombeiros. Como mostrado por Duarte e Ribeiro (2008), os Estados ainda não possuem uniformidade na denominação de suas atividades e na sistematização da coleta dos dados, o que torna o trabalho ainda mais difícil.

 

Vê-se por esses motivos comentados, a existência de mais um quesito que evidencia a necessidade de um órgão nacional centralizador dos resultados estatísticos descritivos para que torne factível vislumbrarmos um cenário brasileiro de maneira fundamentada e atualizada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário