...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 março 2022

POLÍTICAS E DIRETRIZES DE SCIE - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

7.1 POLÍTICAS E DIRETRIZES DE SCIE

 

Para o início do sistema de gestão em SCIE e o estabelecimento do seu ciclo de aprimoramento contínuo, é preciso a formalização da linha mestra para o desenvolvimento de todo o trabalho, com o alinhamento das diretrizes, dos objetivos e das responsabilidades, mantendo a margem para a liberdade normativa dos Estados. Também, é preciso o incentivo ea clareza sobre o reconhecimento e a relevância do tema a nível nacional, e o interesse em seu desenvolvimento.

 

O Projeto de Lei que ora tramita no Congresso Nacional Brasileiro, é um impulsionador inicial para a gestão da regulamentação em SCIE, sendo um excelente instrumento em vias de aprovação, apesar da necessidade de futuras lapidações para ajuste ao contexto técnico, pois apresenta alguns detalhamentos muito específicos ligados aos projetos de segurança contra incêndio que são prejudiciais para a posterior regulamentação. Cabe ainda naquele texto legal, a inserção sobre a obrigatoriedade de aplicação de materiais, equipamentos e sistemas construtivos com qualidade e eficiência comprovados por certificações nacionais, o que incentivará a infraestrutura laboratorial e a pesquisa.

 

Elencar os objetivos macros da SCIE a serem alcançados, as responsabilidades dos entes envolvidos, a obrigatoriedade desta para o licenciamento edilício, assim como incentivar os fatores interdependentes para o desenvolvimento da matéria, definindo os agentes estatais que farão a regulamentação técnica, a inserção obrigatória da matéria nos bancos acadêmicos e o fomento à pesquisa (investigação e perícia), são imprescindíveis para alavancar o sistema de gestão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário