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30 março 2022

Abordagem da SCIE nos cursos de graduação em Engenharia Civil e em Arquitetura e Urbanismo no RS - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

As questões buscaram esclarecimento quanto ao nível de abordagem no trato da SCIE, com os seguintes assuntos abordados:

 

a) existência de disciplina exclusiva que trate a segurança contra incêndio e medificações;

 

b) existência de curso de especialização lato sensu específico em segurança contra incêndio em edificações;

 

c) existência de curso stricto sensu (mestrado e doutorado) específicos em SCIE;

 

d) existência de linhas de investigação (pesquisa) sendo desenvolvidas em SCIE.

 

O universo que fundamentou o direcionamento da pesquisa foram os registros dos novos profissionais diplomados e registrados, constante no banco de dados do CREA no Estado do Rio Grande do Sul, que forneceu o número de 382 novos engenheiros civis em 2011. O número de novos arquitetos e urbanistas não constou nesta pesquisa devido à recente estruturação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado, fundado em 2010. As universidades selecionadas representavam 60% dos alunos formados em 2011.

 

A primeira questão da entrevista estruturada aplicada às coordenações das faculdades de engenharia civil e de arquitetura e urbanismo quanto à existência de disciplina exclusiva sobre SCIE, obteve os resultados apresentados no gráfico da Figura 17.

 

Ao vislumbrar o gráfico, confirmaram-se as hipóteses do pesquisador paulista Negrisolo (2011) no Estado do Rio Grande do Sul, nas quais afirma que a maioria das universidades não trata diretamente à SCIE, estando a matéria atrelada tão somente à informação da existência de normas a serem cumpridas e explicação dos seus detalhamentos, ou a palestras proferidas por bombeiros convidados.

  

Figura 17 – Gráfico mostrando o perfil de abordagem da SCIE nos cursos de graduação em Engenharia Civil e em Arquitetura e Urbanismo no RS

 


 

Nesta questão ainda, observou-se no gráfico da Figura 17, que 14% assinalaram tratarem a segurança contra incêndio como matéria profissionalizante exclusiva mas optativa, o que denotou uma inicial preocupação. A restante maioria (64%), explicou que tratavam a matéria "diluída" nas demais disciplinas afins existentes ao longo dos cursos, inseridas nos conteúdos a serem desenvolvidos nas disciplinas de instalações hidrossanitárias prediais, de instalações prediais em geral, de instalações prediais de gás, instalações elétricas, de perícias e avaliações, ou ainda de segurança do trabalho.

 

No entanto, acredita-se que estas unidades curriculares por terem de tratar todos os assuntos específicos a cada disciplina dentro do pequeno tempo disponível, apenas fazem uma abordagem referencial ao cumprimento das normas indicadas ou ensinam sobre o sistema isoladamente. Dificilmente alguma disciplina com abordagem não exclusiva tratará sobre o processo de implantação da SCIE, sua importância e seus reais objetivos vinculados a dinâmica do incêndio.

 

Em segundo estágio de desenvolvimento, buscou-se, por meio das questões 2 e 3 do APÊNDICE A, identificar a possibilidade das universidades estarem oferecendo cursos específicos de pós-graduações lato sensu (especialização) em SCIE para os profissionais que desejassem aprofundar seus conhecimentos e exercerem a profissão como projetistas de SCIE em edificações mais complexas, como também verificar a existência de pós-graduações stricto sensu (mestrados e doutorados) exclusivamente nesta área, como acontece em algumas universidades internacionais já citadas, para proporcionarem a cultura investigativa científica apropriada à evolução, à difusão do ensino específico e da cultura preventiva.

 

Em resposta àquelas questões, 100% das universidades entrevistadas afirmaram não possuírem nenhum tipo de curso de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) exclusivo sobre SCIE. Mostramos desta forma, o nível de abordagem do tema na educação formal e profissional, fator inter-relacionado que analisado com os demais abordados anteriormente, podem explicar a estagnação da regulamentação por muitos anos, até a eclosão da tragédia da Boate Kiss.

 

Com a mudança de percepção e todas as movimentações sociais a partir de 2013, em rápido levantamento aos cursos de engenharia, ao menos 4 universidades no Estado do Rio Grande do Sul já possuem a disciplina de segurança contra incêndio em edificações, inserida ainda de forma optativa nos currículos acadêmicos, assim como já existem cursos de especialização com mesmo título disponíveis para a educação profissional em andamento nos Estados do Pará, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

Desta forma, elucidamos que o ensino em SCIE é fundamental para a evolução e para a concretização de projetos fundamentados na ciência específica, como também para acompetência técnica e a habilitação legal ao exercício de sua profissão como será explanado.

 

 


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