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30 março 2022

A educação em engenharia e arquitetura, é baseada nas influências sociais - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

No Brasil, a influência da demanda social, bem como a necessidade das escolas em qualificar a pessoa ao melhor nível possível para a realização do seu trabalho e o seu desenvolvimento como cidadão, são expressos na própria Constituição de 1988, em seu artigo 205º, onde diz que "A educação, direito de todos e dever do Estado, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

 

Drysdale (1995) confirma que a educação em engenharia e arquitetura, é baseada nas influências sociais de acordo com as solicitações das atividades técnicas e industriais, afirmando que a primeira tarefa da educação universitária é tornar o estudante minima mentequalificado para que ele possa coletar e assimilar novos conhecimentos durante sua carreira profissional.

 

É inequívoca a determinação das universidades em adaptarem-se à realidade do mercado. O trabalho do engenheiro é focado na qualidade de vida do ser humano, e a sociedade por sua vez torna-se mais complexa e mutável, expondo o profissional a uma gama variada de atividades. Então, os currículos que não conseguem contemplar as atualizações fornecem uma bagagem maciça de conteúdo técnico. E os formandos ao se depararem-se com a realidade, sentem-se impotentes e fora do contexto (FERREIRA, 1999).

 

Angotti (1999) defende a imbricação entre as disciplinas profissionalizantes e as básicas, adaptando os currículos em favor da melhor aprendizagem e melhor identificação dos graduandos com sua formação. Afirma ser direito do aluno uma formação inicial de ponta, a qual servirá de lastro para a sua educação continuada, atualmente imperativa para o sucesso profissional.

 

Miranda (2010 apud GEYGER, 2010) diz que a inserção da matéria de SCIE nos cursos de formação e nas pesquisas tornaria natural a inclusão de suas concepções nas edificações. Claret e Mattedi (2011) complementam que para esta evolução é necessária também a adequação do aparato técnico à disposição dos profissionais de projeto, cuja solução está fortemente dependente da pesquisa científica em Engenharia de Segurança contra Incêndio.

 

Não pode ser relegado a segundo plano matéria obrigatória para o licenciamento das edificações, e principalmente, que salvam vidas.




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