...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 março 2022

A classificação quanto às características construtivas - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 7.3.4 A classificação quanto às características construtivas

 

As características construtivas são principalmente importantes para definir requisitos para a saída segura dos ocupantes em um tempo adequado, bem como para delinear aspectos relacionados à velocidade da propagação do incêndio e manutenção da estabilidade da edificação por mais tempo, definindo a necessidade de outros sistemas de proteção compensatórios como chuveiros automáticos ou aplicação de materiais com classe de reação ao fogo mais favoráveis.

 

No Brasil, as edificações são classificadas similarmente à NBR 9077 (ABNT, 2001), em classe "X" (edificação de fácil propagação do fogo), "Y" (edificação de mediana resistência à propagação do fogo), e "Z" (edificação de difícil propagação do incêndio). Há a necessidade de padronização dos requisitos que definem cada classe.

 

Um dos métodos que classificam como "X", "Y" ou "Z", é respectivamente se a edificação é construída em madeira, com estruturas resistentes ao fogo mas com fácil propagação entre os pavimentos (fachada "pele de vidro" ou com átrios), ou com estrutura resistente ao fogo e com compartimentação entre pavimentos.

 

O outro método foi inserido nas regulamentações mais recentes, que classifica conforme a previsão de compartimentação de áreas, segurança das estruturas em situação de incêndio, e controle dos materiais de acabamento e de revestimento. A edificação "Z" deve possuir as três medidas, a classe será "Y" se não houver somente a compartimentação de áreas, e a edificação "X" se não tiver nenhuma delas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário