...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 março 2022

PRESCRIÇÕES PARA OS PROJETOS DAS MEDIDAS DE SCIE - Comparativo entre exigências constantes nos regulamentos sobre o sistema de proteção por extintores de incêndio- Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

5.4 PRESCRIÇÕES PARA OS PROJETOS DAS MEDIDAS DE SCIE

 

Foi mostrado na seção anterior que uma construtora durante a elaboração do projeto de uma edificação terá de verificar localmente as exigências das medidas de segurança contra incêndio e pânico a serem aplicadas para um mesmo uso predial. As dificuldades aumentam quando após a constatação sobre quais medidas aplicar, surgem discrepâncias entre as prescrições de projeto e execução de cada medida, mesmo no trato sobre a instalação dos mesmos equipamentos.

 

Com o objetivo de mostrar a existência dessas diferenças que acabam por onerar projetistas, foram elencados principais parâmetros de projeto de três medidas de aplicação rotineira nas construções: saídas de emergência, extintores de incêndio e instalações hidráulicas sob comando (hidrantes e mangotinhos), as quais apresentam maior divergência entre os Estados por serem tratados com maior profundidade pelos corpos técnicos locais.

 

Os sistemas de dimensionamento mais complexos como alarme e detecção, iluminação de emergência, chuveiros automáticos, controle dos materiais de revestimento, segurança das estruturas em situação de incêndio e controle de fumaça, não apresentam tantas divergências quanto os citados acima, por existirem normas técnicas brasileiras específicas ou devido aos demais Estados adotarem as instruções técnicas de São Paulo, sendo um bom prognóstico para a unificação dos detalhamentos de projeto e execução de cada instalação predial de proteção contra incêndio.

 

O sistema de proteção por extintores de incêndio apesar de possuir norma técnica própria, NBR 12693 (ABNT, 2013), é tratado com grande profundidade pelas regulamentações estaduais como um ponto equilibrador entre a oferta de mercado e a real necessidade de implantação para cobrir as classes de incêndio existentes e seu potencial de severidade.

 

A Tabela 36, mostra as divergências existentes entre as principais prescrições constantes nos regulamentos estaduais sobre a implantação do sistema de proteção por extintores dei ncêndio.

 

É notório na compilação abaixo que as adaptações entre regulamentos apesar de diferentes, rondam em torno de valores próximos entre si, podendo chegar a um consenso, principalmente como proceder a cobertura dos riscos, se total ou somente dos riscos existentes, e quanto a sua distribuição pela edificação e as capacidades extintoras a serem utilizadas de acordo com o grau de risco de incêndio da ocupação.

 


Tabela 36 – Comparativo entre exigências constantes nos regulamentos sobre o sistema de proteção por extintores de incêndio




Nenhum comentário:

Postar um comentário