...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 março 2022

A classificação quanto à população - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 7.3.5 A classificação quanto à população

 

A previsão de população máxima de uma atividade atualmente tem fundamental importância para a definição das medidas de auto proteção, como treinamento de pessoal e elaboração de plano de emergência. Ainda, para algumas regulamentações brasileiras mais novas, principalmente a partir de 2013, é condicionante para determinar a instalação de detectores de incêndio e sistemas de controle de fumaça em locais de reunião de público.

 

Não há a definição de classes que definam o grau de risco pela população ou concentração de pessoas por área de uma edificação, mas recentemente tomou maior vulto a preocupação de que não é somente a carga de incêndio que define a gravidade de um incêndio, mas as condições de sobrevivência das pessoas em espaços com grande concentração de público.

 

Fato notório e relevante é criar uma classificação padronizada pela população máxima (fixa e flutuante), ou como condicionante para o grau de risco, podendo ser densidade ocupacional em relação à área construída. Isto objetiva facilitar posteriormente os detalhes de projeto e execução das medidas de SCIE relacionadas, e para tornar possível a unificação dos parâmetros de exigências destas medidas, pois hoje não há padronização nacional sobre número de pessoas que determina os sistemas de proteção elencados acima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário