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05 dezembro 2015

Arrefecimento do Motor - Radiador Montado no Chassi - Tipo de Desaeração do Tanque Superior do Radiador - Arrefecimento do Radiador Montado na Fábrica - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Arrefecimento do Motor

Os motores refrigerados a liquido de arrefecimento são arrefecidos pelo bombeamento de uma mistura de líquido de arrefecimento através de passagens no bloco de cilindros e no(s) cabeçote(s) do motor por uma bomba acionada pelo motor. A configuração mais comum de grupo gerador possui um radiador montado e um ventilador acionado pelo motor para arrefecer o líquido de arrefecimento e ventilar a sala do gerador. Métodos alternativos para arrefecer o líquido de arrefecimento incluem as configurações com trocadores de calor líquido-líquido montados no chassi (skid), radiador remoto, um trocador de calor remoto líquido-líquido, e torre de arrefecimento.


Os sistemas de arrefecimento recíproco para grupos geradores acionados por motor possuem as seguintes características comuns, independentemente do trocador de calor utilizado para remover o calor do motor:

• O sistema de arrefecimento é um sistema fechado e pressurizado (10-14 psi/69.0-96,6 kPa) que é abastecido com uma mistura de água leve e limpa (desmineralizada), etileno ou propileno-glicol e outros aditivos. Os motores não devem ser arrefecidos diretamente por água não tratada, uma vez que esta causa corrosão no motor e possibilidade de arrefecimento incorreto. O lado “frio” do sistema de arrefecimento pode ser servido por um radiador, um trocador de calor ou uma torre de arrefecimento.

• O sistema de arrefecimento do motor deve ser dimensionado corretamente para o ambiente e os componentes. Geralmente, a temperatura na parte superior do tanque do sistema (temperatura na entrada para o motor) não excede 104º C (220º F) para aplicações standby e 93º C (200º F) para instalações de energia prime.

• O sistema de arrefecimento deve incluir provisões de desaeração e ventilação para evitar o aprisionamento do ar arrastado para o motor devido à turbulência do fluxo do líquido de arrefecimento, e para permitir o abastecimento correto do sistema de arrefecimento do motor. Isto significa que além das conexões principais de entrada e saída do líquido de arrefecimento, deve haver também pelo menos um conjunto de linhas de ventilação terminadas na parte superior do sistema de arrefecimento. Consulte as recomendações do fabricante do motor para os requisitos detalhados, (Requisitos para a ventilação e a desaeração de motores Cummins específicos são encontrados nos documentos Cummins AEB), do motor específico utilizado. Veja na Figura 6-14 a representação esquemática das linhas de arrefecimento e de ventilação em um motor típico.

• Geralmente é utilizado um termostato no motor para permitir o aquecimento do mesmo e para regular a temperatura do motor no lado “quente” do sistema de arrefecimento.

• O projeto do sistema de arrefecimento deve levar em conta a expansão do volume do líquido de arrefecimento à medida que a temperatura do motor aumenta. Deve-se considerar uma expansão de 6% do líquido de arrefecimento acima do volume normal.

• O sistema deve ser projetado de maneira que haja sempre uma coluna positiva na bomba do líquido de arrefecimento do motor.

• Os fluxos apropriados para o arrefecimento dependem da redução ao valor mínimo da coluna de estática e de fricção da bomba de líquido de arrefecimento do motor. O grupo gerador não será arrefecido corretamente se a coluna de estática ou de fricção da bomba do líquido de arrefecimento forem excedidas.

• Consulte o fabricante do motor para informações sobre estes fatores para o grupo gerador específico selecionado. Consulte Cálculos de Dimensionamento das Tubulações de Arrefecimento nesta seção para instruções específicas sobre o dimensionamento das tubulações de líquido de arrefecimento e o cálculo da coluna de estática e de fricção.

• O motor e o sistema de arrefecimento remoto devem possuir provisões de dreno e isolamento para permitir serviços e reparos convenientes no motor. Consulte os desenhos do exemplo nesta seção para obter a localização de drenos e válvulas utilizados em várias aplicações.


Radiador Montado no Chassi

Um grupo gerador com um radiador montado no chassi (Figura 6-15) é uma parte integrante do sistema de arrefecimento e ventilação montado no chassi. O sistema de arrefecimento com radiador montado no chassi é freqüentemente considerado o sistema de arrefecimento mais confiável e de menor custo para grupos geradores, pois requer a menor quantidade de equipamentos auxiliares, tubulação, fiação de controle e líquido de arrefecimento, além de minimizar o trabalho de manutenção do sistema de arrefecimento do grupo gerador. Geralmente, o ventilador do radiador é acionado mecanicamente pelo motor, simplificando ainda mais o projeto. Algumas aplicações utilizam ventiladores elétricos para permitir um controle mais conveniente do ventilador em função da temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Isto é especialmente útil em ambientes extremamente frios.



Como o fabricante do grupo gerador geralmente projeta o sistema de arrefecimento montado no chassi, o protótipo pode ser testado para se verificar o desempenho geral do sistema em um ambiente de laboratório. Um ambiente de laboratório instrumentado e controlado é útil para se verificar o desempenho de um sistema de arrefecimento.

Normalmente, as limitações físicas podem limitar a precisão ou a praticidade de se testar um projeto no local.

A principal desvantagem do radiador montado no chassi é a necessidade de movimentar um volume relativamente grande de ar através da sala do gerador, uma vez que o fluxo de ar através da sala deve ser suficiente para dissipar o calor irradiado pelo grupo gerador e remover o calor do líquido de arrefecimento do motor. Consulte Ventilação nesta seção para detalhes do projeto do sistema de ventilação e os cálculos relativos ao projeto do sistema de ventilação.


O ventilador do motor normalmente fornece ventilação suficiente para a sala do equipamento, eliminando a necessidade de outros dispositivos e sistemas de ventilação.


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