• O
número 190 é destinado ao atendimento em situações de emergências policiais como,
por exemplo, a ação de marginais, ameaças à integridade das pessoas ou da
unidade escolar e perturbações da ordem pública;
• O
número 192 é o do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), acionado em
casos de emergência médica para a prestação de socorro à população, 24 horas
por dia. Conta com equipes de profissionais de saúde que atendem urgências de natureza
traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde
mental, em qualquer lugar;
• O
número 193 é do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, e deve ser acionado para
atendimento em situações de incêndios, resgates e acidentes automobilísticos com
vítimas;
• O
número 181 é o “Disque-Denúncia”, serviço de utilidade pública destinado a receber
denúncias de ações criminosas, que são encaminhadas às autoridades responsáveis
pelo combate ao crime e à violência. As ligações para o 181 têm caráter
sigiloso e o denunciante não precisa se identificar.
Observação:
A ESCOLA DEVE ORIENTAR ALUNOS E SERVIDORES PARA UTILIZAR ESSES SERVIÇOS SOMENTE
EM CASOS DE EMERGÊNCIA.
Infelizmente, ainda há pessoas que fazem comunicações
falsas, os “trotes”, sobretudo crianças e adolescentes, prejudicando
enormemente pessoas que realmente necessitam desses serviços altamente
especializados. Segundo levantamentos oficiais, um número significativo dos
trotes recebidos por estes serviços de emergência são oriundos das escolas e
coincidem com os horários dos recreios ou de entrada e de saída de alunos. A
direção deve ficar atenta para evitar estes fatos, sensibilizando e
aconselhando os alunos, proibindo essa ação em sua escola, bem como desenvolvendo
campanhas para a conscientização e o enfrentamento desse problema.
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