...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Sistemas de alta pressão - Alta - Anticiclone - Crista - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

2.7.2 Sistemas de alta pressão

Alta: é a região de relativa alta pressão em comparação com a vizinhança no mesmo nível horizontal ou mesmo nível de pressão.

 

Anticiclone: é uma região de circulação no sentido anti-horário no plano horizontal no hemisfério sul que podem encontrar se nos altos, médios e baixos níveis da atmosfera.

 

Crista: é uma região alongada de uma relativa alta pressão num plano. Na região de crista as linhas de pressão não são fechadas, como um anticiclone. As isóbaras (linhas de pressão) abertas apresentam uma ondulação para o lado das baixas pressões.

 

Figura 2.16: Sistema Frontal



 

Figura 2.17: Mecanismo de formação da frente fria, ar frio entra e o ar quente sobe formando as nuvens de tempestades Frentefria Arquente Ar frio



 

Condição de tempo associada a sistemas de alta pressão: as regiões de alta pressão normalmente mantêm o tempo estável (tempo bom, sem chuva), pois estas regiões desfavorecem a formação de nuvens, porém quando o sistema de alta pressão em superfície traz ventos úmidos do oceano para o continente favorece a formação de nuvens do tipo estrato e stratuscumulus, onde normalmente acontecem os nevoeiros e neblinas.

 

Figura 2.18: sistema de alta pressão ou anticiclone




Figura 2.19: mais um exemplo de uma frente fria e um ciclone extratropical



 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário