...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Salvamento aquático - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

Salvamento aquático

 

Em locais de maior afluência, como represas e praias, o Corpo de Bombeiros designa guarda-vidas para prevenção e a realização de salvamentos. Na periferia das cidades, especialmente as crianças, muitas vezes sem o conhecimento dos pais, procuram qualquer poço que tenha água para nadar e se refrescar.

 

Basicamente uma adequada prevenção de afogamentos se faz por meio de orientação, sinalização, treinamento, observação de banhistas, emprego de equipamentos adequados, advertências e campanhas educativas e de esclarecimento. Diante de toda essa sistemática necessária de emprego do efetivo, primordial será conhecer os fenômenos meteorológicos e suas conseqüências, uma vez que afetam diretamente a saúde de todo profissional de salvamento aquático.

 

A constante exposição aos raios solares, ao calor e frio excessivo e as intempéries, de um modo geral, implica necessariamente conhecer procedimentos preventivos na intenção de minimizarmos a possibilidade de ocorrer seqüelas irreversíveis para o organismo humano, tais como envelhecimento precoce, queimaduras, câncer de pele, situações advindas da influência direta dos fenômenos ora abordados.

 

A pura e costumeira observação visual do tempo, ainda que feita por pessoas experientes (pescadores, caiçaras etc..) pode ser danosa, pois fenômenos detectados apenas pela meteorologia podem fazer virar totalmente as condições e surpreender uma comunidade inteira.

 

Conhecer quando e em que intensidade ocorrerão os fenômenos climáticos poderá facilitar em grande parte as ações de prevenção e de intervenção, portanto resultando em maior eficácia. Para tanto os produtos disponíveis na home page, possibilitam o prévio conhecimento da situação de tempo, dando condições de alocação de recursos mais adequados (proteção solar anti-uv, previsão de número de banhista, efetivo, etc..), direcionamento de campanha educativa, entre outros.

 

Para que um guarda-vidas tenha condições de bem cumprir sua missão, necessário se faz conhecer as características morfodinâmicas do ambiente de trabalho, bem como as condições do tempo, das águas, sobre o atendimento emergencial ao afogado, técnicas de judô aquático e técnicas de salvamento.

 

O guarda-vidas deve além de realizar treinamentos constantes, procurar tecnicamente conhecer com antecedência as condições de tempo na localidade que atuará, o que contribuirá para que fique com certa margem de segurança e confiança. Produtos como tábuas de marés, mar agitado, velocidade do vento, índice uv, previsão de máxima e mínima temperatura devem ser diariamente verificados.

 

As Operações em salvamento aquático (ou salvamentos em meios líquidos) estão relacionadas intimamente aos fenômenos meteorológicos, basta chover fortemente e uma pesquisa se torna extremamente dificultosa. Aprofundando-nos nossos conhecimentos quanto a esse assunto poderemos aprimorar cada vez mais nessa atividade. 


Todas as informações pertinentes à previsão do tempo auxiliam o guarda-vidas no fator preventivo, no tocante a conhecer os locais que estarão proibidos de serem freqüentados em razão de fortes chuvas, ventos e, até mesmo, correntezas, ferramenta primordial que norteará o trabalho de orientação e de sinalização. Assim sendo, sabemos que todo tipo de salvamento sofrerá a influência direta dos fatores meteorológicos. A localização, busca e resgate de uma vítima afogada, de objetos submersos, as operações em enchentes, as buscas e os resgates em galerias, poderão ser muito facilitados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário