...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

GABARITO DE RESPOSTAS DO GUIA BÁSICO DE ESTUDOS DO TÓPICO 6 - dissertativas - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

4.1 - GABARITO DE RESPOSTAS DO GUIA BÁSICO DE ESTUDOS DO TÓPICO 6 - dissertativas

 

Gabarito para as questões:

 

1. Quando utilizamos e para que servem as previsões de clima e as previsões de tempo?

R1. Utilizamos quando do planejamento de operações para um determinado período ou atividades diárias. As previsões de clima servem para a confecção de planejamentos futuros, num período de 01 a 06 meses, mas as simulações matemáticas têm baixa confiabilidade para algumas áreas do país e, então, a meteorologia utiliza-se de apenas 3 meses para tendência climática no país. As previsões de tempo são prognósticos, detalhados, de ocorrências futuras (esperadas), dependentes de parâmetros atmosféricos e da habilidade e experiência de um meteorologista.

 

2. Por que verificar diariamente a previsão de tempo?

R2. Para verificarmos as condições de tempo para determinada região e adjacências (que poderão influenciar no transcorrer do dia) no intuito de melhor adequar o planejamento e as orientações quanto as formas de atuação a partir daquele momento e naquele período.

 

3. Para que serve o item chuvas atendidas por satélite?

R3. Indicação das chuvas ocorridas nas últimas 24 horas sendo: 12 horas (GMT) do dia anterior e 12 horas (GMT) atualizadas.

 

4. Para que serve a descrição da imagem de satélite?

R4. Para a visualização da existência da densidade e do deslocamento de grandes massas de nuvens na atmosfera. Importante para o monitoramento meteorológico (realizado em razão dos contrastes de temperatura, quando se trata de uma imagem do infravermelho).

 

5. Para que serve a imagem de alta resolução?

R5. Identificação de alguns sistemas meteorológicos com maior resolução possível, quando não temos os radares meteorológicos para serem utilizados. Essa imagem ajuda muito na identificação das nuvens que podem provocar chuvas com grande intensidade. O radar meteorológico seria o instrumento ideal para o monitoramento das áreas que já tem chuva e o deslocamento da mesma.

 

6. O que vem a ser o SIM?

R6. O sistema de informação meteorológica integra softwares, métodos, dados e usuários, possibilitando o processamento de dados georeferenciados, ou seja, pode-se estipular o que se pretende visualizar precisamente, como por exemplo: focos de queima da para estado ou municípios, e também plotar em conjunto outras informações que poderão ser necessárias, como chuva acumulada da ultima hora, deslocamento dos sistemas que tem potencial para desenvolver entre outros.

 

7. O que são avisos meteorológicos?

R7. Indicadores das condições de tempo em determinado período, a saber: Estado de Atenção – possibilidade de ocorrência de um evento com previsão superior a 72 horas;

Aviso de Tempo Severo – com prazo inferior a 48 horas. Bastante confiável quanto à previsibilidade e intensidade do fenômeno, porém, SEMPRE que houver dúvidas contatar o Meteorologista.

 

8. O que vem a ser Meteorologia Observada?

R8. São informações sobre as condições de tempo significativas que estão sendo monitoradas e/ou notícias sobre transtornos ocasionados por uma condição adversa.

 

9. O que é boletim de previsão de tempo?

R9. Boletim que permite consultar a previsão para todos os municípios do país e, também, os principais boletins de interesse para algumas regiões – região sudeste, Vale do Paraíba, e São Paulo – capital. É um informativo compacto das condições de tempo (chuva, tempestade e UV). Trazem também informações para aeroportos nos municípios.

 

10. Para que serve o item produtos para o estado de São Paulo?

R10. São “links” úteis para o planejamento de ações (diárias, semanais e mensais), a saber:

- Índice de radiação ultra-violeta;

- Queimadas (risco de fogo e risco de fogo previsto para 48h);

- Plataformas de coleta de dados – PCD (colher informações em lugares remotos, cobrindo uma vasta área);

- Dados dos aeroportos;

- Situação das bacias (fornecimento de energia);

- Sistemas convectivos (evolução normalmente associados as fortes chuvas, identificação e direção que o sistema pode seguir);

- Meteogramas (modelos de tabelas de dados, podendo ser atmosféricos e oceânicos): ventos, ondas;

- Tábuas das marés e fases da lua (previsão oceânica, ressaca e transtornos em regiões costeiras).

 

11. Como utilizar os “links” importantes?

R11. Servem para acessar os radares disponíveis para o estado de São Paulo, que também são de grande importância para o planejamento das ações, inclusive, permitindo a conecção com os principais órgãos de meteorologia do país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário