...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Ocorrências com Produtos Perigosos - Vento - Chuvas - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 Ocorrências com Produtos Perigosos

 

As ocorrências que envolvem produtos perigosos são freqüentes na execução dos serviços de bombeiros e necessitam de especial atenção, tendo em vista o imenso risco potencial às diversas pessoas envolvidas e ao meio ambiente.

 

Inicialmente devemos considerar que as ocorrências com produtos perigosos são extremamente influenciáveis pelas condições de tempo. Fatores como vento, chuva, umidade relativa do ar e temperatura da atmosfera apresentam influências decisivas no sucesso da operação e até na definição dos procedimentos operacionais a serem empregados pelo comandante da operação. Diante da importância de cada item, surge a necessidade de citarmos isoladamente cada um.

  

Vento

 Em um cenário de ocorrência com produtos perigosos o vento é o primeiro aspecto a ser avaliado. A fim de definirmos a distância mínima de isolamento e eventual evacuação de áreas atingida, é necessária a definição da direção do vento.

 

A direção do vento poderá ser definida através da utilização de uma biruta, equipamento este existente em todas as viaturas de Produtos Perigosos do Estado de São Paulo. - Boletins de previsão de tempo (digite o nome da cidade).

 

 

Chuva

Outro aspecto climático de vital importância a ser observado são as chuvas, tendo em vista que diversos produtos químicos reagem com água e podem agravar o cenário da ocorrência.

As águas da chuva podem aumentar a área atingida pelo eventual vazamento e poderão provocar contaminação ambiental e de outras áreas ainda não atingidas.

O comandante da ocorrência, ciente do risco representado pelas chuvas, deverá logo no início do atendimento à emergência acionar o COBOM (Centro de operações do corpo de bombeiros) de de sua região e solicitar a consulta da home page dos produtos verificando a previsão de chuvas para a região em que estiver acontecendo a emergência química.

- Avisos Meteorológicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário