...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Evento de “El Niño” e “La Niña” tem uma tendência a se alternar cada 3 - 7 anos. Porém, de um evento ao seguinte o intervalo pode mudar de 1 a 10 anos - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

Algumas observações:

 

Evento de “El Niño” e “La Niña” tem uma tendência a se alternar cada 3 - 7  anos. Porém, de um evento ao seguinte o intervalo pode mudar de 1 a 10 anos;

 

As intensidades dos eventos variam bastante de caso a caso. O “El Niño” mais intenso desde a existência de "observações" de TSM ocorreu em 1982-83 e 1997-98.

 

Algumas vezes, os eventos “El Niño” e “La Niña” tendem a ser intercalado por condições normais. Como funciona a atmosfera durante uma situação normal e durante uma situação de “El Niño”?: “El Niño” resulta de uma interação entre a superfície do mar e a baixa atmosfera sobre o oceano Pacifico tropical. O inicio e fim do “El Niño” e determinado pela dinâmica do sistema oceano-atmosfera, e uma explicação física do processo é complicada para que o leitor possa entender um pouco sobre isso, propõe-se um "modelinho simples", extraído do livro “El Niño e você”, de Gilvan Sampaio de Oliveira.

 



1) Imagine uma piscina (obviamente com água dentro), num dia ensolarado;

 

2) Coloque numa das bordas da piscina um grande ventilador, de modo que este seja da largura da piscina;

 

3) Ligue o ventilador;

 

4) O vento irá gerar turbulência na água da piscina;

 

5) Com o passar do tempo, você observará um represamento da água no lado da piscina oposto ao ventilador e até um desnível, ou seja, o nível da água próximo ao ventilador será menor que do lado oposto a ele, e isto ocorre pois o vento está "empurrando" as águas quentes superficiais para o outro lado, expondo águas mais frias das partes mais profundas da piscina.

 

É exatamente isso que ocorre no oceano Pacífico sem a presença do “El Niño”, ou seja, é esse o padrão de circulação que é observado. O ventilador faz o papel dos ventos alísios e a piscina, é claro, do oceano Circulação observada no oceano Pacífico equatorial em anos sem a presença do “El Niño” ou “La Niña”, ou seja, anos normais. 


A célula de circulação com movimentos ascendentes no Pacífico central e ocidental e movimentos descendentes no oeste da América do sul e com ventos de leste para oeste próximos à superfície (ventos alísios, setas brancas) e de oeste para leste em altos níveis da troposfera é a chamada célula de “Walker”. No oceano Pacífico, pode-se ver a região com águas mais quentes representadas pelas cores avermelhadas e mais frias pelas cores azuladas. Pode-se ver também a inclinação da termoclima, mais rasa junto à costa oeste da américa do sul e mais profunda no Pacífico ocidental. Figura gentilmente cedida pelo Dr. Michael McPhaden do “Pacific Marine Environmental Laboratory” (PMEL)/NOAA, Seattle, Washington, EUA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário