...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Chuva Estimada por satélite - Pagina de apoio ao Corpo de Bombeiro - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

6.1 – Como utilizar os produtos da página da Internet

 

Figura 6: pagina de apoio ao Corpo de Bombeiro.



 


Figura 6.1: Chuva Estimada por satélite.


Chuva Estimada por satélite: A figura 6.1 indica as chuvas ocorridas nas ultimas 24 horas observadas pelo satélite meteorológico. Esta figura é construída através do hidroestimador, método que utiliza uma relação empírica exponencial entre a precipitação, estimada por radar, e a temperatura de brilho do topo das nuvens, extraídas do canal infravermelho do satélite GOES-12, gerando taxas de precipitação em tempo real, isto é, feito de forma automática. Através da tendência de temperatura da nuvem, e informações de textura utilizase um ajuste da área coberta pela precipitação. Variáveis como água precipitável, umidade relativa, orografia, paralax e um ajuste do nível de equilíbrio convectivo para eventos de topos quentes (Scofield 2001) são utilizadas para ajustar, automaticamente, a taxa de precipitação.

 

O hidroestimador foi desenvolvido a fim de resolver problemas antes gerados pelo auto-estimador, que utilizava uma curva de tendência de temperatura e não a informação de textura, assumindo precipitação zero para pixels na região de baixa variação espacial sob a posição que estão os cirrus.

 

Assim o hidroestimador utiliza diferentes discriminações para o cálculo de áreas de chuva e não chuva e novos ajustes para o efeito da umidade disponível.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário