...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

06 abril 2022

Fenômenos meteorológicos- Trovoada - Raio - Ressaca - Geada - Névoa seca - Névoa úmida - Nevoeiro de Cerração - Geada branca - Nevoeiro - Nuvens - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

2.3 Fenômenos meteorológicos

 

Trovoada: combinação de trovão e relâmpago com ou sem chuva.

 

Raio: descarga elétrica visível produzida em resposta a intensificação da diferença de potencial existente entre nuvem e solo; entre diferentes nuvens; dentro de uma única nuvem ou entre uma nuvem e o ar circunvizinho.

 

Ressaca: elevação do nível do mar, provocado por condições meteorológicas adversas, como a entrada de uma massa fria no inverno que os ventos chegam de sul e trazem umidade do oceano, vento mais forte causado pela formação de uma baixa pressão, entre outros.

 

Geada: depósito de gelo cristalino sobre superfície exposta ao ar livre, resultante do congelamento do vapor d’água existente no ar próximo a superfície.

 

Névoa seca: suspensão de partículas de poeira fina ou fumaça no ar. Invisíveis a olho nu, as partículas reduzem a visibilidade e são, suficientemente, numerosas para dar ao ar um aspecto opaco. Exemplo disso seria em um dia de inverno, sem chuva e com temperaturas elevadas à camada de poluição aparece nas grandes centros urbanos e caracteriza uma névoa seca.

 

Névoa Úmida (popularmente chamado de neblina): conjunto de microscópicas gotas de água suspensas na atmosfera.

 

Nevoeiro ou Cerração: massa de minúsculas gotas de água suspensas na atmosfera, próximas ou junto a superfície da terra, que reduzem a visibilidade horizontal para menos de 1 Km.

 

Figura 2.1 – Exemplo de geada branca, normal no inverno especialmente no Sul do país com a entrada de uma massa de ar frio e seco.



 

Figura 2.2 – Exemplo de Nevoeiro

 




 

2.4 Nuvens

 

Nuvem: um conjunto visível de partículas minúsculas de matéria como gotículas d'água ou cristais de gelo, no ar. Uma nuvem se forma na atmosfera como resultado da condensação do vapor d'água.




Nenhum comentário:

Postar um comentário