...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Dados meteorológicos - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

2.10.2 Dados meteorológicos

 

Dados (variáveis, condições) meteorológicos: informações da atmosfera (temperatura, pressão, vento, umidade, chuva, radiação solar, etc.) provenientes de medidas efetuadas por sensores instalados em satélites, aviões comerciais, navios mercantes, estações meteorológicas de superfície e de altitude, radares meteorológicos.

 

Unidades: são medidas padrões das variáveis do estado e de movimento dos fluidos, corpos e matéria em geral. As unidades básicas padrões usadas são metro, quilograma, segundo e graus Celsius e Kelvin.

 

Grau: Medida de diferença de temperatura que representa uma única divisão numa escala de temperatura.

 

Escala de temperatura grau Celsius: medidas de temperatura.

 

Milibar ou hectopascal: medida de pressão.

 

Nó, km/h ou m/s: medida da velocidade do vento.

 

Milímetros: medida de precipitação.

 

Tempo médio de Greenwich: nome usado pelas comunidades científicas e militares para definir às 24 horas do dia. O “tempo padrão” começa em Greenwich, Inglaterra, casa do observatório real, que primeiro utilizou este método de tempo mundial. Este é também o principal meridiano de longitude. O globo é dividido em 24 zonas de tempo de 15 graus de arco ou o tempo de uma hora separadamente. Para o leste deste meridiano, as zonas de tempo de 15 graus de arco ou o tempo de uma hora separadamente. Para o leste deste meridiano, as zonas de tempo vão de 1 a 12 horas, antecedidas pelo sinal de menos (-), pois o número de horas deve ser subtraído para se obter o GMT (tempo de Greenwich). Para oeste, as zonas de tempo vão de uma a 12 horas, mais são antecedidas pelo sinal de mais (+), indicando que o número de horas deve ser somado para se obter o GMT. Outros nomes para esta medida de tempo são: UTC (coordenadas universais do tempo) e Z (zulu).

 

Observação: em meteorologia é a avaliação de um ou mais variáveis ou fenômeno meteorológico como, pressão, temperatura ou vento no intuito de descrever o estado da atmosfera.




Nenhum comentário:

Postar um comentário