...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Modelos meteorológicos de previsão de tempo - Regional - Global - Resolução - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

2.16 Modelos meteorológicos de previsão de tempo

 

Regional: o modelo regional é um modelo de mesoescala, em ponto de grade, de equações primitivas. A versão do modelo ETA que roda operacionalmente no CPTEC (Centro de previsão de tempo e estudos climáticos) é hidrostático e cobre a maior parte da américa do sul e oceanos adjacentes. A resolução horizontal atual é de 40 km e a vertical de 38 camadas. As previsões são fornecidas 2 vezes ao dia, uma com condição inicial à meia noite e outra às 12 h UTC. O CPTEC está testando a versão de resolução com 20 Km.

 

Global: Modelo de circulação geral da atmosfera. A versão do modelo global que roda operacionalmente no CPTEC cobre todo o globo. A resolução horizontal atual é de 100 km.

 

As previsões são fornecidas 2 vezes ao dia, uma com condições iniciais à meia noite e outra às 12 h UTC. O CPTEC está testando a versão de resolução com 63 Km.

 

Resolução: grade de precisão do modelo. Por exemplo, o modelo ETA considera detalhes de relevo e condições regionais de uma grade de 40 por 40km.




Nenhum comentário:

Postar um comentário