...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Hidrometeorologia - Ciclo hidrológico - Cheia - Enchente - Alagamento - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

2.17 Hidrometeorologia

 

Ciclo da água: a água se evapora da superfície dos mares, rios, lagos e da vegetação terrestre. O vapor sobe e forma nuvens nas quais esfriam e condensam-se, voltando a transformar-se em água ou gelo. Depois, cai sob a forma de chuva, neve ou granizo e a seguir corre para os rios e os mares completando o ciclo.

 

Dos 1360 milhões de quilômetros cúbicos de água que existe na terra, 97% encontra-se nos oceanos, 2,14% nas calotas polares, 0,37% nos lagos e rios e apenas 0.1% fica na atmosfera estando restante contida no solo. Da água presente na atmosfera, 84% provém da evaporação dos oceanos por ação da energia solar; os 16% restantes resultam da evaporação da água do solo e dos seres vivos, nomeadamente da transpiração dos vegetais.

 

A condensação desse vapor de água atmosférico forma as nuvens.

 

Ciclo hidrológico

 


Cheia: enchente de um rio causada por chuvas fortes. Elevação temporária e móvel das águas de um rio ou lago. O mesmo que inundação.

 

Enchente: evento que resulta da incapacidade temporária de um canal de drenagem de rio, córrego etc., em conter na sua calha normal, o volume de água por ele recebido, ocasionando o extravasamento da água excedente.

 

Alagamento: água acumulada no leito das ruas e no perímetro urbano por forte precipitação pluviométrica, em cidades com sistema de drenagem deficiente.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário