...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

ANEXO 1 - Fenômenos meteorológicos – Explicações - Umidades - Tipos de umidades - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

ANEXO 1

 

Fenômenos meteorológicos – Explicações

 

A Meteorologia é uma ciência multidisciplinar e complexa. Suas raízes ancestrais situam-se nas inquietações pré-histórica do homem, na luta pela preservação da vida contra os fenômenos naturais imprevisíveis ou simplesmente é a ciência do tempo, e envolve a observação dos sistemas que estão atuando. Os meteorologistas estudam fenômenos como as variações da temperatura, a pressão atmosférica, a umidade na atmosfera, o estado químico e os movimentos do ar entre outros.

 

A atmosfera terrestre está situada mais ou menos próxima à sua superfície em razão da gravidade. A atmosfera divide-se em: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera. A atmosfera é tridimensional. Os meteorologistas, de forma prática, dividem a atmosfera em níveis:baixos níveis, próximo a superfície até 2000 metros de altitude, médios níveis de 3000 a 6000 metros e altos níveis acima de 7000 metros.

 

 

Explicações:

 

Névoa úmida, popularmente chamada de Neblina: Provoca uma redução da visibilidade menor do que em condições de nevoeiro e é, freqüentemente, confundida com chuvisco. A visibilidade em casos de névoa úmida é superior a 1000 m.

Tipos de precipitação: Podem ser na forma de aguaceiros: precipitação que parte de uma nuvem cumulunimbos, caracterizada por um começo e um fim súbito; chuva: quantidade de precipitações de qualquer tipo, principalmente da água em estado líquido; chuvisco: que cai lentamente em forma de minúsculas gotas de água ou granizo: precipitação que se origina de nuvem cumulonimbus, e que cai em forma de bolas ou pedaços irregulares de gelo. Pressão atmosférica: é a força por unidade de área causada pelo peso da atmosfera sobre um ponto, ou sobre a superfície da terra. Ela é relacionada com temperatura, densidade e volume específico por meio da equação do estado.

 

Temperatura (T): é uma das variáveis do estado de gás e diz respeito ao grau da agitação molecular. Ela é medida pelo termômetro meteorológico, que é diferente do termômetro clínico. A diferença entre a maior e a menor temperatura chama-se amplitude térmica.

 

Umidade: é a quantidade de vapor de água contida na atmosfera. É, freqüentemente, confundido com umidade relativa do ar ou ponto de condensação.

 

Tipos de umidade incluem:

umidade absoluta, umidade e umidade específica.

 

Umidade relativa: a figura abaixo apresenta a relação entre valores de umidade relativa do ar e ações que devem ser tomadas em diferentes condições de umidade.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário