...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 abril 2022

Incêndios florestais - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

Incêndios florestais

 

O clima, as condições atmosféricas e os fenômenos meteorológicos são fatores essenciais no desenvolvimento de ações de planejamento e combate a incêndios florestais.

 

O planejamento e a execução de ações de combate a incêndios florestais são realizados durante todo o ano, especialmente no período de estiagem, que normalmente ocorre entre os meses de junho a outubro.

 

Dentre os fatores que contribuem para a ocorrência e o alastramento de incêndios florestais, destacam-se as condições atmosféricas, principalmente falta de chuva (baixa umidade relativa do ar), ventos e temperaturas elevadas.

 

 

As previsões do tempo e climática são fontes de informações que possibilitam estabelecer um prognóstico acerca da maior ou menor probabilidade de incidência de incêndios florestais em uma determinada região.

 

O prognóstico de incidência de incêndios florestais em uma determinada região pode ser obtido na página de previsão do tempo disponível na Internet www.cptec.inpe.br/bombeiros, acessando o produto “ produtos para o estado de São Paulo” – queimadas. Com base no prognóstico de “ risco de fogo” e na “ previsão de chuvas por cidade” , pode-se realizar um planejamento mais eficiente e eficaz do emprego de recursos materiais e humanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário